dc.description.abstract | FIRMO. Dalva Silva Cordeiro. As ilustrações dos livros infantis como recurso para estimular a capacidade leitora da criança. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre as ilustrações dos livros infantis como recurso para estimular a capacidade leitora da criança abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados pelas escolas para o ensino da leitura imagética propostas pelos professores da EMEIEF Barra de Marobá de Presidente Kennedy-ES e como se materializa seu processo de aprendizagem nas práticas educativas. O objetivo da pesquisa foi compreender como o professor organiza sua prática pedagógica utilizando as ilustrações dos livros infantis como recurso para estimular a capacidade leitora e qual a repercussão na aprendizagem dos alunos. Delinearam-se ainda outros objetivos sendo: identificar a natureza dos saberes subjacentes às escolhas didáticas e pedagógicas do professor quanto ao ensino da leitura analisando a relação entre a prática alfabetizadora do professor e as aprendizagens dos alunos; discutir o uso de novos tipos de práticas de ensino que podem ser utilizadas em sala de aula, envolvendo o uso de imagens nos livros infantis como recurso pedagógico para desenvolver a capacidade leitora do aluno; e por fim, desenvolver um produto educativo na forma de sequência didática destinada aos professores da rede municipal de ensino de Presidente Kennedy-ES, e também a todos que manifestarem interesse, com orientações e sugestões de atividades pautadas nos livros infantis da editora Muqueca Editorial, contemplando a instrumentalização de imagens e a leitura verbal para estimular a capacidade leitora da criança. A justificativa para escolha do tema é a relevância de que os resultados desta pesquisa poderão fortalecer a importância das ilustrações dos livros infantis como recurso para estimular a capacidade leitora da criança. Qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos 06 (seis) professoras da escola lócus deste estudo, que integram as etapas do Ensino Fundamental I, anos iniciais. Como resultado foi possível perceber, com base nas descobertas, que além dos conteúdos ficarem mais fáceis de compreender, as atividades passam a ser mais prazerosas com o uso das ilustrações dos livros infantis e didáticos. Concluiu-se, da análise dos dados e respostas apresentadas pelos educadores, que o uso das ilustrações infantis no ensino-aprendizagem para promover a capacidade leitora da criança, por meio da literatura infantil, mesmo com as dificuldades de interpretação apresentada pelos alunos, é um ótimo recurso dentro do processo de alfabetização visual se bem desenvolvidos pela escola. | pt_BR |