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dc.contributor.authorSANTOS, Danieli Alves dos
dc.date.accessioned2022-11-17T18:19:34Z
dc.date.available2022-11-17T18:19:34Z
dc.date.issued2022-03-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1312
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou discorrer sobre práticas de leitura para o ensino de Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental com deficiência intelectual (DI), revelando o ensejo de problematizar de que forma o uso de práticas de leitura, como recurso facilitador na mediação do educador no processo de aprendizagem, pode melhorar o ensino de Língua Portuguesa em alunos com DI na prática escolar. O objetivo foi compreender de que forma as diferentes práticas de leitura utilizadas pelos educadores para o ensino de Língua Portuguesa, voltado para alunos do Ensino Fundamental com DI podem otimizar o processo de aprendizagem. Após a construção do objetivo geral delinearam-se outros objetivos específicos, tais como: a) descrever as diferentes práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores no ensino de leitura em Língua Portuguesa para os alunos do Ensino Fundamental com DI de uma escola municipal de ensino fundamental de Presidente Kennedy - ES; b) verificar como as práticas do ensino de leitura contribuem no cotidiano desses alunos e seus familiares para melhorar o ensino Língua Portuguesa; c) promover rodas de conversas com os educadores e coletivamente verificar quais praticas educativas podem melhor contribuir com leitura em Língua Portuguesa com alunos de DI. A escolha do tema emergiu da necessidade de se desenvolver, no município de Presidente Kennedy-ES, um estudo significativo que abordasse o uso de novas práticas de leitura no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa de crianças com DI, de modo a contribuir para um ambiente de aprendizagem eficaz e aprofundar o debate acadêmico nesse campo. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como sujeitos quatro educadores do 6º ao 9º ano que atuam com alunos com DI da escola lócus e fez uso de questionário semiestruturado para coleta de dados. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que é possível utilizar diferentes estratégias de leitura para melhorar o ensino de Língua Portuguesa nas práticas pedagógicas com crianças com deficiência intelectual, o que foi descrito em Guia Didático elaborado junto aos educadores. Nesse produto são apesentadas práticas de leituras que podem contribuir para o ensino de leitura em Língua Portuguesa junto aos alunos com DI.pt_BR
dc.subjectPráticas de leitura. Ensino da Língua Portuguesa. Deficiência intelectual.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR


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