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dc.contributor.authorCOSTALONGA, Rágina Candido Da Silva
dc.date.accessioned2022-11-17T15:31:32Z
dc.date.available2022-11-17T15:31:32Z
dc.date.issued2022-06-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1308
dc.description.abstractCOSTALONGA, Rágina Candido da Silva. 2021. Aprendizagem na era digital: uso eficaz de tecnologias com alunos da educação de jovens e adultos. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. Com o uso crescente da tecnologia nas instituições, às vezes é difícil determinar quais tecnologias são benéficas e quais não são. Buscou-se com esta pesquisa responder a problemática: como o uso das tecnologias poderá contribuir de forma eficaz no processo de aprendizagem aos alunos da educação de jovens e adultos? Buscando um maior aprofundamento sobre a aprendizagem na era digital por meio do uso eficaz de tecnologias com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a questão guiadora desta pesquisa foi averiguar como o uso eficaz das tecnologias poderá contribuir no processo de aprendizagem de alunos da EJA. Para o alcance com êxito do objetivo geral, esboçamos os objetivos específicos: compreender a importância do uso da tecnologia como forma de aprendizagem para os alunos da EJA; apresentar estratégias eficazes como instrumento motivador para o processo de aprendizagem aos alunos da EJA; classificar a relevância do uso de tecnologias com alunos da EJA e construir um guia prático e instrutivo com estratégias eficazes para profissionais da EJA. O referencial teórico foi constituído com embasamento nos autores Madigan, Goodfellow e Stone que estudaram alfabetização em tecnologia com alunos da EJA, indicaram que ser fluentes em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) permitiria aos alunos a capacidade de capturar, processar, armazenar e transferir informações que, por sua vez, permite que eles se concentrem no conteúdo da informação e comunicação, análise, busca de informações, e avaliação. Se essa é a definição para alunos da EJA, então professores devem seguir os mesmos padrões. Optou-se por uma pesquisa exploratória via um estudo de caso, após foi feito um roteiro com perguntas semiestruturadas para entrevistar os sujeitos da pesquisa, que são os alunos devidamente matriculados na 1ª a 4ª etapa da EJA, o diretor escolar, o professor regente da sala multisseriada, e pedagogo. Os mecanismos para coleta de dados para elaboração da pesquisa foi por intermédio de uma observação simples. A princípio, foi feito um levantamento dos alunos que possuem telefone celular e internet. Seguidamente, foram apresentados os jogos pedagógicos a serem trabalhados e baixados nos seus aparelhos. Após a instalação dos jogos pedagógicos, ensinamos a manusear de forma que despertasse o interesse e motivação, pois, foi analisado seu envolvimento a cada participação. E por fim, construímos um guia prático e instrutivo com estratégias eficazes para profissionais da EJA, no que se refere ao uso de novas tecnologias e na utilização de ensino remoto.pt_BR
dc.subjectEJA. TIC. Alfabetização.pt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: USO EFICAZ DE TECNOLOGIAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR


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