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dc.contributor.authorVIANA, Kamila Batista Nunes
dc.date.accessioned2022-11-07T11:59:30Z
dc.date.available2022-11-07T11:59:30Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1283
dc.description.abstractVIANA, Kamila Batista Nunes. O planejamento na educação infantil: percepções dos professores sobre a BNCC no CMEI “Santa Lúcia” Presidente Kennedy-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré em São Matheus, Espírito Santo, 2021. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem sua complexidade no que tange o trabalho no desenvolvimento das crianças, mais especificamente com as crianças de 0 a 3 anos. Esta pesquisa busca responder à seguinte problemática: como os professores da Educação Infantil percebem a BNCC nos diferentes níveis de planejamento educacional? O que significa compreender a dinâmica do serviço pedagógico da escola, a organização e o suporte que recebem no desenvolvimento dos planos de aula. O trabalho inicia por abordar o Plano Nacional de Educação, o surgimento da Base Nacional Comum Curricular, passando por um breve histórico da Educação Infantil e pelas mudanças e perspectivas relacionados à BNCC, que refletem no planejamento do professor para a sala de aula. Sendo assim, faz-se muito importante entender os níveis de planejamentos educacionais que organizam a dinâmica da gestão escolar até às práticas. A metodologia da pesquisa está pautada em um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado com 7 professores do Centro Municipal de Educação Infantil CMEI “Santa Lúcia”. Este trabalho se justificou por compreender as percepções dos professores na elaboração de seus planejamentos diante da BNCC. Nesse contexto verificou-se que os professores receberam formação do Estado no processo de implementação desde documento, mas tiveram dificuldades de adaptação, mesmo dois anos depois do processo iniciado, mas no dia a dia, sempre planejam adequando à BNCC, o que vai aos poucos proporcionando compreensão dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, dentro dos campos de experiências. Diante disso percebeu-se a necessidade de formação continuada como forma de amenizar as dificuldades e a pesquisa apresenta como produto Educacional, para os professores da Educação Infantil do município de Presidente Kennedy-ES, auxiliando-os na compreensão da BNCC.pt_BR
dc.subjectPlanejamento; Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.titleO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A BNCC NO CMEI “SANTA LÚCIA” PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR


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