dc.description.abstract | FRANCISCO, Marinete Cordeiro. Jogos de encaixe na educação infantil para o ensino de geometria: CMEI Liane Quinta – Presidente Kennedy/ES. 2021, 63f. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, Vale do Cricaré, 2021.
O principal objetivo desta pesquisa é verificar a importância que os professores atribuem aos jogos de encaixe no processo de ensino-aprendizagem da Geometria na Educação Infantil. Para contribuir com a valorização desses jogos, criou-se um manual. Ademais, este estudo tem como objetivo descrever a contribuição dos jogos de encaixe na Educação Infantil, pois o aprendizado baseado nesses tipos de jogos é de grande contribuição no processo de desenvolvimento motor e psicológico da criança. O jogo é essencial na Educação Infantil, pois a sua aplicação não é apenas um passatempo, mas uma atividade fundamental para a construção de conhecimento. E a Matemática é uma disciplina importante na Educação Infantil, porque possibilita habilidades para a vida e um olhar diferente para a Geometria e suas formas. O procedimento de coleta de dados foi realizado através de pesquisa de campo, conforme o emprego de questionários voltados aos alunos, professores e pedagogos da CMEI Liane Quinta, localizada no município de Presidente Kennedy/ES. Podemos concluir que, por meio dos jogos de encaixe, os alunos descobrem o que pode ser aprendido, ao mesmo tempo em que praticam os conhecimentos e se divertem, de forma a gerar aprendizagem significativa, sem a necessidade de um número exagerado de atividades que nem sempre contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança. | pt_BR |