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dc.contributor.authorCOÊLHO, Patricia Portela
dc.date.accessioned2022-10-28T18:30:57Z
dc.date.available2022-10-28T18:30:57Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1256
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar as estratégias que estão sendo utilizadas em uma escola de Educação Infantil do município de Presidente Kennedy-ES, no sul do Espírito Santo, para orientar os familiares nas atividades pedagógicas do Maternal II, durante a pandemia da covid-19. Para responder ao objetivo geral, os objetivos específicos consistem em verificar como o planejamento está sendo elaborado durante a pandemia, discutir as estratégias e instrumentos utilizados pela escola para orientar as famílias no período da pandemia, verificar as dificuldades enfrentadas pela escola e pelas famílias para realizar as propostas de ensino, no período de pandemia e propor um guia de orientações que auxilie a escola e as famílias nas realizações das atividades pedagógicas durante o período de pandemia, como produto educacional. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa. A amostra da pesquisa foi composta por professores, gestores e pais/responsáveis. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista aberta. A entrevista com os gestores e professores consistiu em 13 perguntas abertas, nas quais se buscou primeiramente traçar o perfil da amostra e posteriormente investigar quais as estratégias e instrumentos estão sendo utilizados pela escola para orientar as famílias na realização das atividades propostas. A entrevista com os pais/responsáveis foi composta por 17 perguntas abertas, em que se buscou verificar como têm sido as orientações para as famílias durante o período de ensino remoto, bem como as dificuldades encontradas pelas crianças e responsáveis. A apreciação dos dados ocorreu à luz da análise de conteúdo, conforme apresentada por Bardin (2011). Os resultados obtidos revelaram que, na concepção dos pais, um grande desafio tem sido a dificuldade de manter uma rotina de estudos e a falta de motivação dos filhos para realizar as atividades solicitadas. Para os professores, a melhoria da educação remota torna-se necessária, com maior comprometimento da família, bem como o acesso desta às tecnologias e à internet. Na visão da gestora escolar, a educação remota tem sido exitosa, tendo sido corrigidas algumas situações, como a entrega de materiais, a fim de melhor atender os alunos e suas famílias neste período excepcional. Observou-se também que, na visão dos responsáveis, professores e gestora, existe uma boa parceria família e escola e a comunicação é fluida e constante. Entretanto, a escola não tem atendido, de forma diferenciada, as crianças com necessidades educacionais especiais, sendo um fator que deve ser observado. Diante dos resultados obtidos, foi organizado um guia de orientação para os pais e para as escolas, com sugestões aos pais e às escolas sobre ações que podem ser implementadas, no intuito de contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem supere este período.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ensino remoto. Estratégias de aprendizagem. Covid-19.pt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROMOVER ESTÍMULOS EDUCATIVOSpt_BR


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