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dc.contributor.authorRAMOS, Gleisieres Baiense Fontana
dc.date.accessioned2022-10-21T19:47:04Z
dc.date.available2022-10-21T19:47:04Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1244
dc.description.abstractO tema definido como objeto deste estudo foi o processo avaliativo empreendido na educação infantil. Deste modo, pretendeu-se realizar uma análise a respeito da avaliação, uma vez que a mesma promove tantas inquietudes no processo ensinoaprendizagem. Delimitou-se como problema de investigação a seguinte questão: Em se tratando de Educação Infantil, qual ênfase os professores dão para esta etapa de ensino tanto na perspectiva dos conteúdos quanto na metodologia adotada e principalmente qual perspectiva dos processos de avaliação que eles apostam? O objetivo geral foi analisar o destaque dado pelos professores à Educação Infantil, tanto na perspectiva dos conteúdos, quanto na metodologia adotada e principalmente qual perspectiva dos processos de avaliação que eles apostam. A justificativa deste estudo está no fato de mostrar que a avaliação deve focar no crescimento do aluno de forma global e não somente atribuição de notas, principalmente na Educação Infantil. Em relação à metodologia, esse estudo será de cunho bibliográfico, sendo embasamento em uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo. O estudo foi desenvolvido em escolas municipais de Educação Infantil, do Município de Presidente Kennedy-ES. Foram utilizados como referenciais teóricos, a BNCC e autores como Sacristan, Estaban e Hoffman, entre outros. Os sujeitos serão professores de Educação Infantil de alunos de 5 anos de idade. Fez parte da amostra um grupo com 15 professores que atuam nas turmas de alunos de 5 anos da Educação Infantil (Pré II) de 3 escolas da Rede Municipal. Os mesmos, responderam um questionário semi-estruturado sobre a avaliação na Educação Infantil. Posteriormente será elaborado um Produto Final a ser desenvolvido na Rede de Ensino. As conclusões do estudo mostraram que na Educação Infantil os processos avaliativos devem contemplar a formação do aluno, revelando seu desenvolvimento. Dentro da Educação Infantil a atribuição de notas não existe, assim, pode-se ter uma ideia errônea de que não é necessário avaliar os discentes. Por fim, foi possível apresentar um Produto Educativo através da Realização de Formação Continuada com Professores da Rede, possibilitando Encontros de Formação com o magistério do município de Presidente Kenedy.pt_BR
dc.subjectEducação. Infantil. Aprendizagem. Avaliação. Presidente Kennedy.pt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DO PROFESSOR NA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR


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