Mostrar el registro sencillo del ítem
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS INTERGERACIONAIS: APROPRIAÇÕES DE PRÁTICAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.contributor.author | FELICIANO, Débora De Freitas | |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T19:40:17Z | |
dc.date.available | 2022-10-20T19:40:17Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1239 | |
dc.description.abstract | FELICIANO, Débora de Freitas. Os jogos e as brincadeiras intergeracionais: apropriações de práticas culturais na Educação Física. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021, 81p. A presente pesquisa, intitulada “Os jogos e as brincadeiras intergeracionais: apropriações de práticas culturais na Educação Física”, tem por objetivo central compreender as relações que diferentes gerações das famílias das professoras de uma escola da rede municipal de educação da cidade de Barra de São Francisco estabelecem com os jogos e as brincadeiras intergeracionais e como estas compõem a cultura escolar. Os sujeitos da pesquisa são as crianças, filhos das professoras da Escola Municipal Luciene Matos Ferreira da Silva, as próprias professoras e as avós das crianças, mães das professoras. Assim, este estudo perpassa três gerações, sendo o intuito analisar brincadeiras e jogos intergeracionais enquanto prática cultural. Devido à pandemia da Covid-19, a metodologia da pesquisa foi adaptada para não prejudicar o andamento do estudo, de forma que o mesmo pudesse continuar, de maneira segura, sem colocar em risco a saúde dos envolvidos. Foram feitas rodas de conversa com os sujeitos da pesquisa via Google Meet, entrevistas por meio do aplicativo WhatsApp e aplicação de questionário utilizando o Google Form. Os sujeitos da pesquisa compartilharam desenhos, vídeos e falas nas entrevistas e nas rodas de conversa, apresentando os jogos e as brincadeiras que brincam, no caso das crianças, e que brincavam, no caso das professoras e suas mães. Todo esse material coletado na pesquisa de campo foi divulgado em uma exposição para os professores, estudantes e funcionários da Escola Municipal Luciene Ferreira da Silva Matos e em uma página do Instagram. Entendendo a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, seja na aprendizagem ou na diversão e interação com outros seres, e sabendo da contribuição das brincadeiras tradicionais para tal, esta pesquisa possibilitou compreender as relações que diferentes gerações de uma mesma família estabelecem com essas práticas culturais e como elas constituem a própria cultura escolar. | pt_BR |
dc.subject | Jogos. Brincadeiras. Intergeracionais. Práticas Culturais. | pt_BR |
dc.title | OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS INTERGERACIONAIS: APROPRIAÇÕES DE PRÁTICAS CULTURAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |