Show simple item record

dc.contributor.authorRODRIGUES, Luana Dos Santos
dc.date.accessioned2022-10-20T18:32:42Z
dc.date.available2022-10-20T18:32:42Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1235
dc.description.abstractSANTOS, Luana Rodrigues dos. A percepção dos professores sobre o uso da música como estratégia pedagógica na aprendizagem de alunos do maternal II. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. A música é avaliada como um componente rico para o desenvolvimento do educando, proporcionando contentamento e beneficiando diversos campos do conhecimento, aprimorando a concentração e sensibilidade do mesmo, trazendo melhoramentos em sua alfabetização e raciocínio lógico-matemático. Deste modo, a música desempenha um papel muito importante na educação infantil, pois também contribui para o aprimoramento de habilidades criativas, permitindo que as crianças criem e inovem em todas as situações necessárias. Assim, a presente pesquisa trouxe como objetivo compreender a utilização da música na pratica pedagógica das professoras do Maternal II da Creche Municipal Santa Lúcia do município de Presidente Kennedy – ES. Sendo assim, esta pesquisa se justifica, visto que a infância é uma etapa muito importante no desenvolvimento intelectual, motor e emocional das crianças, por se encontrarem em uma fase de transição, característica de sua idade, na etapa I. Optouse por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, por adequar-se melhor à investigação e aos objetivos que se pretende alcançar. A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI “Santa Lúcia”, localizada no interior do município de Presidente Kennedy/ES, com 14 professoras que trabalham na creche. Através dos dados coletados, pode-se evidenciar que as professoras da Educação Infantil do CMEI Menino Jesus, utilizam a música em suas práticas pedagógicas, bem como, compreendem de que forma ela deve ser utilizada buscando o desenvolvimento integral da criança. Apesar algumas professoras não terem conhecimento a respeito do Referencial Curricular da Educação Infantil, elas buscam trabalhar a música de forma articulada com o conteúdo que será trabalhado na aula. Como produto final da pesquisa foi elaborado um guia didático com atividades que contemplem a musicalização, a qual servirá como material de apoio para as professoras da escola. Verificou-se que os objetivos propostos dessa pesquisa foram alcançados ao percebermos a importância de se utilizar a música como estratégia pedagógica para as professoras entrevistadas e como ela colabora no desenvolvimento integral da criança, pois desenvolve a imaginação, criatividade, psicomotricidade, lateralidade e socialização com seus pares. Outro ponto importante verificado é que 100% dos professores utilizam a música em sua prática pedagógica, embora muitos educadores deixam de trabalhar a contento por falta de base necessária e até mesmo por falta de interação entre esses profissionais que estão cotidianamente encarregados de orientar os alunos na construção do conhecimento. Vale ressaltar que o estudo foi de grande relevância, porém se faz necessário mais estudos sobre o tema, subsidiando os professores em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil, Musicalização, Desenvolvimento Integral.pt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE O USO DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO MATERNAL IIpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record