Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSANTIAGO, Andressa da Silva
dc.date.accessioned2022-10-18T19:25:58Z
dc.date.available2022-10-18T19:25:58Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1233
dc.description.abstractSANTIAGO, Andressa da Silva. Contribuições da música como instrumento de ensino na compreensão da língua inglesa para alunos da educação infantil. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da música como instrumento de ensino na compreensão da língua inglesa para alunos da Educação Infantil. A pesquisa está fundamentada teoricamente nos estudos de Freire (1997, 2011, 2015, 2019), Cavalcanti (2013), Cox e Assis-Peterson (2007, 2008), Menezes (2012), Oliveira (2015), Penna (2012), Vigotski (2008), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória que foi realizada com dois professores de língua inglesa da Educação Infantil de uma escola municipal de Presidente KennedyES. Optou-se, para a coleta de dados, por um questionário semiestruturado, que foi disponibilizado no Formulário Google Forms, uma entrevista via Google Meet, devido às regras de distanciamento físico impostas pela pandemia da Covid-19 e rodas de conversa para construção do produto educacional, que consistiu em um Manual Educativo com as principais contribuições da música como instrumento de ensino na compreensão da língua inglesa para alunos da Educação Infantil. Os resultados demonstraram que os professores desenvolvem atividades diversificadas e utilizam músicas de forma frequente, por entenderem que as habilidades básicas são contempladas por meio deste trabalho. Ao longo da pesquisa, seja por meio do questionário, das entrevistas e das rodas de conversa realizadas para a elaboração do produto educativo, foi possível constatar que os docentes entendem a importância de ferramentas que motivem os alunos e torne a aprendizagem prazerosa e criativa, o que conseguem alcançar com o uso de músicas. A pesquisa aponta que a música apresenta um papel significativo no desenvolvimento da linguagem, auxilia em diferentes processos perceptuais e cognitivos necessários para a sua aquisição. Busca apontar também que integrar músicas nos planejamentos e programas de língua inglesa melhora a pronúncia, a fonologia e as habilidades de leitura. Para auxiliar neste processo, foi desenvolvido um produto educacional em formato de Manual Educativo com as principais contribuições da música como instrumento de ensino na compreensão da língua inglesa para alunos da Educação Infantil.pt_BR
dc.subjectLíngua Estrangeira. Música. Educação Infantil.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA COMPREENSÃO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples