Show simple item record

dc.contributor.authorMACHADO, Marcella De Orequio Fernandes
dc.date.accessioned2022-10-17T14:24:06Z
dc.date.available2022-10-17T14:24:06Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1227
dc.description.abstractMACHADO, MARCELLA DE OREQUIO FERNANDES. O planejamento escolar para o uso de metodologias ativas na sala de aula. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus-ES. As inovações na sociedade intensificaram a necessidade de um trabalho educacional focando o desenvolvimento de competências e preparando os alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida em sociedade. Partindo dessa premissa, este trabalho tem por objetivo geral compreender como tem sido elaborado o planejamento dos anos iniciais do ensino fundamental de Presidente Kennedy-ES, visando identificar quais os desafios encontrados pelos docentes no planejamento da aula e utilização de metodologias ativas, para potencializar a aprendizagem. Esta é uma pesquisa bibliográfica, descritiva e aplicada, tendo uma abordagem qualiquantitativa. O instrumento de coletas de dados foi um questionário formulado com questões fechadas e abertas elaboradas pela plataforma Google formulário. Foi enviado aos 66 professores, através do WhatsApp, com uma carta de apresentação da pesquisa, obtendo uma participação de 63%. Os resultados foram analisados por blocos de questões mediante as observações e relatos dos professores. Durante a análise dos dados, foi possível diagnosticar que a falta de recursos tecnológicos e internet nas escolas é um dos maiores desafios para a elaboração de um planejamento dinâmico. Percebeu-se também que eles associam metodologias ativas com o uso da tecnologia, por isso, devido à escassez dessa ferramenta nas escolas, seu uso tem acontecido de forma ainda tímida, como os jogos, games e atividades online com o uso de celular. Com a constante evolução das práticas pedagógicas e as tendências educacionais, faz-se necessário que o professor se mantenha atualizado. Desse modo, foi elaborado um projeto de formação para docentes, acompanhado de um e-book contendo dez estratégias de metodologias ativas que não necessitam de tecnologia para serem utilizadas nos anos iniciais da formação básica, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.subjectSala de aula. Coletividade. Método ativo. Autonomia.pt_BR
dc.titleO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record