Show simple item record

dc.contributor.authorJORDÃO, Solivania Neves Terra
dc.date.accessioned2022-10-14T12:08:52Z
dc.date.available2022-10-14T12:08:52Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1212
dc.description.abstractJORDÃO, SOLIVANIA NEVES TERRA. A ORALIDADE PRESENTE NO GÊNERO LITERÁRIO POESIAS DA AUTORA CAPIXABA FABIANI TAYLOR APLICADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, 2021. P. 150. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A leitura e a oralidade são fundamentais para o ensino na Educação Infantil, e é por meio deles que se consegue impactar o outro, de forma ampla e com objetividade. O contexto dessa investigação são seis professoras regentes de sala maternal II da Educação Infantil da rede municipal de ensino do município de Presidente Kennedy do estado do Espírito do Santo. O estudo foi consubstanciado nas ideias de Solé (1998), Souza et al (2010), entre outros. O conceito de dialogismo foi elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin (2011), que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo. A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que a leitura ultrapassa as premissas estéticas e semânticas, entrecruzada com o contexto cultural, solicitando os conhecimentos prévios e as conexões, num jogo entre ficção e realidade, permeado do primor literário da autora capixaba, Fabiani Taylor. O objetivo geral ensejado na pesquisa foi analisar os mecanismos usados no discurso presente nas poesias de Fabiani Taylor e como esse procedimento pode desenvolver a aquisição leitora dos discentes nas turmas do maternal II. Além do primor artístico, que delineia a estética das poesias da autora escolhida, nota-se em suas narrativas o uso da persuasão, um traço estético, que concorre para enlaçar o leitor. A metodologia elencada foi a da uma pesquisaação, por meio de oficinas de formação literária, mediante a intervenção da professora como mediadora e facilitadora, capaz de propor soluções para os problemas que se apresentarem. A leitura vai além de ficção, imaginação e criação de proposições, ela nos leva a compreender o mundo ao nosso redor.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Estratégia de leitura. Formação Docente.pt_BR
dc.titleA ORALIDADE PRESENTE NO GÊNERO LITERÁRIO POESIAS DA AUTORA CAPIXABA FABIANI TAYLOR APLICADA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record