Show simple item record

dc.contributor.authorPEREIRA, Valdete Leonídio
dc.date.accessioned2022-10-14T10:47:10Z
dc.date.available2022-10-14T10:47:10Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1200
dc.description.abstractPEREIRA, Valdete Leonídio. A transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: a prática docente. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Este trabalho dissertativo insere a relevância de os professores da pré-escola e do 1º ano do ensino fundamental compreenderem que a transição não é um problema, mas uma etapa contínua em que a criança se encontra. Tal processo traz essa realidade para a vida infante, ou seja, trabalha o lúdico, a ficção, os contos, também as ocorrências reais do cotidiano. A prática do professor do 1º ano, alinhada ao que a criança recebeu na educação infantil (recursos concretos, atividades lúdicas, rotina, afetividade e menos apego ao ensino de conteúdos programáticos, entre outros) seria interessante, uma vez que a visão docente, muitas vezes, é a de que os alunos estão na escola apenas para aprender. Desse modo, o problema de pesquisa é este: Como ocorre a prática docente na transição dos alunos da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental? O objetivo geral é demonstrar como a prática do professor na transição dos alunos da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Barra de São Francisco-ES contribui para o desenvolvimento das crianças, sob a ótica de professoras, pedagogas e diretora. Teoricamente foram consultados autores, tais como Campos (2009), Silva (2009), Brasil (2016), Monteiro e Baptista (2009), Paz e Oliveira (2017), entre outros, que subsidiaram as ideias elencadas. Realizou-se a pesquisa qualitativa exploratória, baseada em questionários aplicados a professoras da pré-escola e do 1º ano, pedagogas e diretora de uma mesma escola. Após os estudos, concluiu-se que existe acompanhamento pedagógico das docentes entrevistadas, mas faltam algumas atividades e ações que melhorem o processo de transição, no qual se apresenta a proposta do produto educacional, manual que viabiliza estratégias nesse sentido.pt_BR
dc.subjectTransição. Pré-escola. Ensino fundamental. Prática docente.pt_BR
dc.titleA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA DOCENTEpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record