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dc.contributor.authorSOUZA, Thiago Coelho Scherrer de
dc.date.accessioned2022-10-13T20:11:34Z
dc.date.available2022-10-13T20:11:34Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1198
dc.description.abstractSOUZA, Thiago Coelho Scherrer de. Marketing digital em micros e pequenas empresas de Presidente Kennedy/ES. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação, Ciências e Tecnologia) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. Os constantes avanços tecnológicos, em conjunto com o acirrado mercado, têm orientado transformações no modo como as empresas se relacionam com os seus clientes. A internet trouxe voz aos clientes, criando uma comunicação direta com as empresas, fornecendo benefícios para ambos. Diante dessa nova realidade, as estratégias de marketing precisaram ser ajustadas, incorporando ferramentas digitais. As micro e pequenas empresas representam 98,5% das instituições privadas brasileiras e são responsáveis por 54% dos empregos gerados, contribuindo, sobremaneira, para a economia brasileira. No entanto, muitas vezes essas empresas não utilizam corretamente as estratégias de marketing digital disponíveis, reduzindo a sua competitividade, quando comparadas com as empresas maiores, que possuem setores especializados em gerenciamento das ferramentas digitais. Por esse motivo, objetivou-se, com este trabalho, avaliar como as micro e pequenas empresas, localizadas no município de Presidente Kennedy/ES, estão utilizando as ferramentas de marketing. Para descrever como os micro e pequenos empresários de Presidente Kennedy estão utilizando as ferramentas de marketing, foi realizada uma pesquisa descritiva com vinte micro e pequenas empresas localizadas na área urbana do município de Presidente Kennedy. Foram feitas entrevistas semiestruturadas individuais, mediante aplicação de um questionário contendo perguntas de natureza qualitativa. Os dados foram tabulados e analisados em Excel, considerando as proporções e médias, representados em tabelas e gráficos. Os resultados indicam que poucas empresas sabem o que é o marketing digital, apesar da maioria possuir redes sociais. Todos os empresários que aderiram às redes sociais, como estratégia de marketing, observaram aumento nas vendas e no número de clientes. Pode-se concluir que ainda é necessário ampliar e profissionalizar o uso das redes sociais, principalmente quanto ao gerenciamento das ferramentas de marketing digital. Nesse sentido, foi elaborado um folder, para evidenciar a importância e as ferramentas de marketing digital.pt_BR
dc.subjectRedes sociais. Venda pela internet. WhatsApp.pt_BR
dc.titleMARKETING DIGITAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PRESIDENTE KENNEDY/ESpt_BR


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