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dc.contributor.authorCACEMIRO, Rita Maria Fernandes Leal Moreira
dc.date.accessioned2022-10-13T19:54:27Z
dc.date.available2022-10-13T19:54:27Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1196
dc.description.abstractCACEMIRO, Rita Maria Fernandes Leal Moreira. 2021. Atendimento Educacional Especializado sob a ótica dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 142 f. Dissertação (Mestrado) Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus. O entendimento de que a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional têm sido recorrentes os olhares direcionados para as possibilidades de um trabalho efetivo na Educação Especial levou esta pesquisa a problematizar como os professores do Ensino Fundamental II percebem o Atendimento Educacional Especializado desenvolvido na sala de recursos multifuncional. O estudo tem por objetivo geral apresentar as percepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental acerca do trabalho pedagógico que vem sendo feito no Atendimento Educacional Especializado, de determinada escola da rede estadual do município de Muqui/ES. Para as reflexões demandadas pelo trabalho buscou-se as discussões de Maria Tereza Eglér Mantoan ao tratar dos processos de inclusão, de Simoni Timm Hermes e de Carline Santos Borges, entre outros, e também analisar documentos que institucionalizam a Educação Especial e Inclusiva, os quais garantem o atendimento educacional a todo aluno, independentemente das necessidades e propõe o acesso, a participação e a aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em escolas comuns, sem nenhuma restrição. Ancorou-se na pesquisa de campo com método atrelado ao estudo de caso descritivo de natureza aplicada, em que professores dos anos finais do Ensino Fundamental opinaram por meio do instrumento de produção de dados questionário as suas perspectivas a respeito das práticas didático-pedagógicas que ocorrem no âmbito do Atendimento Educacional Especializado, mas também suas demandas, anseios e expectativas sobre a educação inclusiva. A análise dos resultados deu indícios de um cenário favorável para a inclusão escolar, tendo em vista o elevado percentual de manifestações positivas sinalizando o desejo dos profissionais por ações colaborativas nos processos de ampliação dos sentidos do atendimento educacional especializado. Isso os conduziu a interagirem com várias ações pedagógicas e se expandir para os diversos espaços-tempos que oferecem apoio às aprendizagens dos alunos, e por processos formativos voltados para a educação especial. Com base nisso elaborou-se uma proposta de formação continuada para docentes na perspectiva da educação inclusiva, com colaboração entre docentes e equipe gestora em se preparar e trabalhar em conjunto. O objetivo principal da formação é proporcionar práticas inclusivas na escola que vá ao encontro das reais necessidades de escolarização, com foco nos conhecimentos pedagógicos e de acessibilidade para eliminar barreiras, proporcionando a plena participação dos estudantes público-alvo da educação especial. Além de ter o atendimento educacional especializado como ação pedagógica em Educação Especial, o qual potencializa o trabalho docente, as redes de apoios aos alunos, os saberes-fazeres dos profissionais da Educação e as práticas organizativas das escolas.pt_BR
dc.subjectEducação Especial Inclusiva. Formação de Professores. Aluno com deficiência. Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.titleATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


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