Mostrar registro simples

dc.contributor.authorANJOS, Marta Alessandra dos
dc.date.accessioned2022-10-13T12:31:02Z
dc.date.available2022-10-13T12:31:02Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1168
dc.description.abstractDOS ANJOS, Marta Alessandra. A fotografia no desenvolvimento da identidade da criança na Educação Infantil na CMEI Santa Lúcia em Presidente Kennedy/ES. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021 O processo de construção da identidade consiste no reconhecimento do indivíduo e de suas características, bem como na capacidade de distinguir um indivíduo de outro. Nesse sentido, essa pesquisa tem o intuito de discutir o desenvolvimento da identidade da criança na Educação Infantil utilizando-se de recursos fotográficos, visando compreender o uso da fotografia como elemento de desenvolvimento da identidade da criança na Educação Infantil e estimular os docentes a refletirem acerca da possibilidade do seu uso no cotidiano da sala de aula. Dessa forma, o objetivo principal dessa pesquisa é identificar como os professores da Educação Infantil tem inserido a fotografia em suas práticas pedagógicas na CMEI Santa Lúcia em Presidente Kennedy/ES. Para atingir ao objetivo proposto, adotou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, que consiste em uma investigação empírica sobre os fenômenos, nesse caso, o uso da fotografia na Educação Infantil como prática pedagógica para construção da identidade da criança. O Estudo de Caso foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia, localizado na Zona Rural do município de Presidente Kennedy, através de uma entrevista com um grupo de oito professores. Para análise, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, fundamentando-se em documentos elaborados pelo Ministério da Educação, como o Referencial Nacional Comum Curricular (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017), que constitui em Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação em âmbito nacional. Como resultados, foi possível identificar que a maioria dos docentes compreendem que a fotografia pode ser inserida na Educação Infantil sem limitação de idade, como um recurso pedagógico que auxilia no desenvolvimento das competências e habilidades da criança, e para a construção da sua identidade e autonomia, possibilitando que através da fotografia a criança possa estimular sua criatividade, seu senso crítico, sua personalidade, seus gostos e vontades, sua imaginação, enfim, sua marca. Como proposta de produto educacional, foi elaborada uma Cartilha, com sugestões de atividades que utiliza da fotografia como recurso pedagógico para desenvolvimento da identidade da criança.pt_BR
dc.subjectFotografia. Educação Infantil. Identidade. Desenvolvimento Infantil.pt_BR
dc.titleA FOTOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CMEI SANTA LÚCIA EM PRESIDENTE KENNEDY/ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples