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dc.contributor.authorGOMES, Mabila De Souza
dc.date.accessioned2022-09-30T17:36:29Z
dc.date.available2022-09-30T17:36:29Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1157
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou discorrer sobre a promoção de uma alimentação saudável entre crianças e seus impactos no ambiente escolar. O principal objetivo da pesquisa foi analisar a percepção de professores e alunos de uma escola da rede pública do município de Presidente Kennedy-ES, sobre a importância da educação nutricional no ambiente escolar. Após a construção do objetivo geral delinearam-se os seguintes objetivos: analisar a percepção de professores e alunos de uma escola da rede pública de ensino de Presidente Kennedy, sobre os impactos de uma alimentação saudável no ambiente escolar como forma de promoção da qualidade de vida e saúde do aluno; discutir ações/estratégias que ajudem na mudança da postura dos alunos em relação aos hábitos alimentares; desenvolver um produto educativo na forma de uma cartilha digital com foco em oferecer sugestões e ações a serem implementadas na escola voltadas para o desenvolvimento de uma alimentação saudável dos alunos. O conteúdo, tanto textual como ilustrativo, visa reconceituar os métodos alimentares utilizados nas escolas públicas de Ensino Fundamental. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se aprofundar mais nos impactos da alimentação escolar saudável no comportamento dos alunos em relação à adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, haja vista que, são poucos os estudos relacionados a esta temática que abordam uma orientação no que concerne à alimentação equilibrada, aprofundando assim o debate acadêmico neste campo. Qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos 20 (vinte) alunos e 02 (duas) professoras do Ensino Fundamental I para alcance de uma visão mais concreta acerca da importância de uma alimentação saudável nas escolas e seus efeitos na mudança de hábitos dos alunos. Como resultado foi possível perceber, com base nas entrevistas que, apesar da percepção da importância da educação nutricional no ambiente escolar, com foco na alimentação saudável, as docentes, sujeitos dessa pesquisa, veem a necessidade de se trabalhar mais essa temática, de forma criativa, através de projetos ou aulas temáticas, para que os alunos percebam sua importância e tenham acesso a essa alimentação na escola. Assim, concluiu-se, da análise dos dados e respostas apresentadas pelos educadores que, mesmo com os esforços depreendidos na prática diária para enfrentar as dificuldades de desenvolverem uma alimentação saudável, ainda há um longo caminho a ser percorrido no desenvolvimento de ações e práticas metodológicas que estimulem e motivem os alunos nesse sentido.pt_BR
dc.subjectAlimentação saudável. Ambiente escolar. Hábitos alimentares. Resultados de saúde.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR


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