dc.description.abstract | Este trabalho objetiva caracterizar a Violência Escolar numa Instituição de Ensino da Rede Municipal da Serra no Espírito Santo. A presente pesquisa observou quais intervenções têm sido adotadas nas ocorrências de casos de violência, na perspectiva de gestores, educadores, alunos e pais de alunos. Para tanto, analisamos a natureza da violência bem como apontamos suas características, os atos praticados e o perfil dos envolvidos. Inicialmente, fizemos o levantamento de dados nos cadernos de registros de ocorrências e advertências da coordenação da escolar, detalhando casos envolvendo crianças discentes de 06 a 12 (seis a doze) anos, que estudam no período matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, que além da fonte já citada, contou com a aplicação de questionário com perguntas abertas a 17 professores, 03 coordenadores, 03 pedagogos, 1 diretor da escola, 8 pais de alunos e 18 alunos, totalizando 50 indivíduos. Percebemos que alguns professores, alunos e suas respectivas famílias apesar de não confirmarem ser a escola um lugar violento, negando, muito vezes, fatos presenciados cotidianamente. Todos, entretanto, afirmam ser a escola um lugar onde ocorrem situações agressivas cotidianamente, envolvendo de forma indistinta todos os segmentos que a compõe. | pt_BR |