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dc.contributor.authorSIMÕES, Cláudia Mariano
dc.date.accessioned2022-09-30T15:07:47Z
dc.date.available2022-09-30T15:07:47Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1154
dc.description.abstractEste trabalho objetiva caracterizar a Violência Escolar numa Instituição de Ensino da Rede Municipal da Serra no Espírito Santo. A presente pesquisa observou quais intervenções têm sido adotadas nas ocorrências de casos de violência, na perspectiva de gestores, educadores, alunos e pais de alunos. Para tanto, analisamos a natureza da violência bem como apontamos suas características, os atos praticados e o perfil dos envolvidos. Inicialmente, fizemos o levantamento de dados nos cadernos de registros de ocorrências e advertências da coordenação da escolar, detalhando casos envolvendo crianças discentes de 06 a 12 (seis a doze) anos, que estudam no período matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental I. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, que além da fonte já citada, contou com a aplicação de questionário com perguntas abertas a 17 professores, 03 coordenadores, 03 pedagogos, 1 diretor da escola, 8 pais de alunos e 18 alunos, totalizando 50 indivíduos. Percebemos que alguns professores, alunos e suas respectivas famílias apesar de não confirmarem ser a escola um lugar violento, negando, muito vezes, fatos presenciados cotidianamente. Todos, entretanto, afirmam ser a escola um lugar onde ocorrem situações agressivas cotidianamente, envolvendo de forma indistinta todos os segmentos que a compõe.pt_BR
dc.subjectViolência Escolar; Serra/ES; alunos; educadores.pt_BR
dc.titleVIOLÊNCIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES: A REALIDADE DE UM ESCOLApt_BR


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