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dc.contributor.authorSOUZA, RIANNE FRECIANO DE
dc.date.accessioned2022-07-22T11:23:28Z
dc.date.available2022-07-22T11:23:28Z
dc.date.issued2020-05-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1139
dc.description.abstractSOUZA, R. F. CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ALUNO AUTISTA: DILEMA, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado) Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus-ES. 2020. Dentro da temática sobre autismo, o presente trabalho constituiu estudos da literatura, observação e pesquisa de elementos significativos sobre dilemas, perspectivas e possibilidades na contribuição didática e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista aliando aspectos teóricos articulados à prática docente. Sabe-se que o autismo é resultante de uma perturbação no desenvolvimento do sistema nervoso na gestação que afeta o funcionamento cerebral em diferentes áreas, principalmente na capacidade de interação social e de comunicação, algumas das funções mais afetadas. Nessa vertente que surgiu a problemática da pesquisa, em que se questiona: Quais as possibilidades e desafios dos professores para uma efetiva inclusão de alunos autistas em suas aulas? Para tanto, a pesquisa objetivou investigar a contribuição didática e pedagógica para o ensino do aluno autista no processo inclusivo de ensino e aprendizagem na sala de aula. Visou, também, identificar os dilemas, as perspectivas e as possiblidades na inclusão de alunos autistas no seu processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar, analisar as práticas inclusivas realizadas pelos profissionais da educação de uma escola pública de Ensino Fundamental I e elaborar um caderno de sugestões de práticas inclusivas que contribuem com os profissionais da educação frente ao atendimento aos alunos autistas na perspectiva da inclusão. Teve como sujeitos da pesquisa os alunos autistas do turno matutino, seus respectivos professores e pais. Esta pesquisa é de cunho exploratório com levantamento bibliográfico que sustenta sua visão teórica. Na visão prática, ela se consolida por meio de observação dos alunos e a aplicação de questionários com professores e pais para sondagem das opiniões sobre a temática. Este estudo teve caráter descritivo e com método de procedimento qualitativo e visão quantitativa por meio de dados quantificáveis a fim de traçar os resultados. Estes apontaram as dificuldades encontradas pelas professoras em atuar com os alunos com autismo por não conhecerem as práticas pedagógicas voltadas para a aprendizagem desses alunos. Portanto, para que haja uma efetiva contribuição na inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem na torna-se necessário formação continuada para estudos, discussões oportunizando um repensar da prática pedagógica, voltada às necessidades individuais do aluno autista em virtude da sua especificidade. Esta pesquisa é relevante porque além de contribuir para um olhar mais sensível para a desconstrução de rótulos e inverdades sobre o autismo, também deixa claro que a família deve ser partícipe do tratamento e acompanhamento, pois aumenta o estímulo para o desenvolvimento da criança bem como o conhecimento a respeito da sua realidade. Juntos numa perspectiva, família e escola valorizarão constituição do sujeito, as condições educacionais, sociais e históricas.pt_BR
dc.subjectAutismo; Prática Pedagógica; Educação Inclusiva.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ALUNO AUTISTA: DILEMA, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADESpt_BR


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