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dc.contributor.authorFERREIRA, JUAREZ OLIVEIRA
dc.date.accessioned2022-07-21T13:09:28Z
dc.date.available2022-07-21T13:09:28Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1124
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender como as atividades lúdicas podem contribuir na aprendizagem das crianças da Educação infantil do Centro de Educação Infantil Areinha, São Mateus-ES. A investigação tem fundamentos teóricos baseados nos estudos de Kishimoto (2017), Freire (1996), BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2017), Kishimoto (2010), Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, Barros (2009), Friedmann (2003). A pesquisa trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa e de cunho participante, desenvolvida no ano letivo de 2019, realizada em uma escola pública de Ensino Infantil, com as duas últimas séries, Pré nível I, 19 crianças de 04 anos e Pré nível II, 17 crianças de 05 anos, somando um total de 36 crianças. O método utilizado na pesquisa se constituiu em três etapas, com os seguintes procedimentos: 1ª etapa, observações em sala de aula, no pátio da escola e no parquinho; 2ª etapa, atividade desenvolvida junto com duas professoras referenciais e uma professora específica, de Educação Física; 3ª etapa entrevista com as professoras referenciais. Conclui-se que esta pesquisa abre caminho para debates relacionados à ludicidade como forma de ações educativas, pois através destas as crianças se aproximam de um processo de interação e adaptação das condições oferecidas pelo mundo e aprendem a cooperar e se ajudarem uma sociedade tão carente de valorespt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas. Interação. Ações educativas.pt_BR
dc.titleATIVIDADES LÚDICAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR


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