Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRAIMONDI, JANIA ARANDA CORREA
dc.date.accessioned2022-07-07T15:31:41Z
dc.date.available2022-07-07T15:31:41Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1122
dc.descriptionRAIMONDI, Jania Aranda Corrêa. As TICs e o processo de ensino-aprendizagem em História no Ensino Médio: São Mateus-ES. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) está cada vez mais presente nas salas de aula e tem proporcionado melhorias no processo de ensino e aprendizagem à medida que se incorpora no planejamento didático. O processo de evolução da sociedade a luz da tecnologia traz novos desafios para educação, nesse sentido, precisamos acompanhar as necessidades de um novo modelo educacional adequado ao mundo digital. No contexto da temática, a pesquisa constitui-se em compreender de que forma o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) facilita e estimula o processo de ensino aprendizagem da disciplina de História nas turmas de 3ª série do Ensino Médio em duas escolas do município de São Mateus/ES, o Colégio InPacto da rede privada de ensino e a EEEFM Santo Antônio da rede pública estadual de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa realizado por meio de questionários com perguntas abertas com a finalidade de compreender a funcionalidade do uso de tecnologias por alunos e professores nas aulas de História. Neste contexto, temos como objetivos verificar a aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas a respeito do uso das TIC; relatar o entendimento dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem e observar como os alunos dialogam com o uso das TIC durante as aulas de História. As análises dos questionários mostraram que os professores e os alunos fazem uso das TIC com frequência no processo de ensino aprendizagem, porém os professores, em suas práticas pedagógicas usam as TIC apenas como ferramenta de auxílio. Detectamos que alunos e professores acessam as redes de internet pelos aparelhos celulares, constatamos ainda, as falhas de recepção do sinal wi-fi nas escolas como restrições para o desenvolvimento das atividades propostas. Apesar dos empecilhos, professores e alunos estão de acordo que as TIC auxiliam o trabalho pedagógico de forma positiva.pt_BR
dc.subjectEnsino de História – Ensino Médio - Tecnologia da Informação e Comunicação - Currículo Híbrido.pt_BR
dc.titleAS TICs E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: SÃO MATEUS-ESpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem