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dc.contributor.authorPEREIRA, SUELI
dc.date.accessioned2021-09-30T18:52:27Z
dc.date.available2021-09-30T18:52:27Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1048
dc.description.abstractNesta dissertação, analisou-se como é desenvolvido o trabalho de atendimento da equipe multifuncional para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento. Essa pesquisa se desenvolveu por cunho bibliográfico, qualitativo e quantitativo, através de um estudo de caso, baseando-se em teóricos que tem se dedicado ao estudo dessa temática, além de documentos oficiais, que regulamentam a Educação Inclusiva, e das entrevistas realizadas por meio de questionário para a obtenção dos dados. O campo de coleta de dados selecionado foi uma escola polo municipal, que atende, aproximadamente, 800 estudantes nos três turnos de expediente, sendo que 40 desses alunos são portadores de necessidades especiais ou deficiência, que frequentam as classes comuns do ensino regular. Os sujeitos da pesquisa foram o diretor, os professores regulares, os professores de educação especial, cuidadores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe multidisciplinar municipal. Os resultados da pesquisa mostraram que é necessário reorganizar o atendimento a esses alunos, estabelecendo um contato maior entre a equipe multidisciplinar e a equipe pedagógica, para oportunizar melhores condições de inclusão aos educandos.pt_BR
dc.subjectEquipe multifuncional. Inclusão. Educação inclusiva.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - PRESIDENTE KENNEDY -ESpt_BR


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