dc.description.abstract | Nesta dissertação, analisou-se como é desenvolvido o trabalho de atendimento da
equipe multifuncional para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência
e transtornos globais de desenvolvimento. Essa pesquisa se desenvolveu por cunho
bibliográfico, qualitativo e quantitativo, através de um estudo de caso, baseando-se
em teóricos que tem se dedicado ao estudo dessa temática, além de documentos
oficiais, que regulamentam a Educação Inclusiva, e das entrevistas realizadas por
meio de questionário para a obtenção dos dados. O campo de coleta de dados
selecionado foi uma escola polo municipal, que atende, aproximadamente, 800
estudantes nos três turnos de expediente, sendo que 40 desses alunos são portadores
de necessidades especiais ou deficiência, que frequentam as classes comuns do
ensino regular. Os sujeitos da pesquisa foram o diretor, os professores regulares, os
professores de educação especial, cuidadores, coordenadores pedagógicos e
membros da equipe multidisciplinar municipal. Os resultados da pesquisa mostraram
que é necessário reorganizar o atendimento a esses alunos, estabelecendo um
contato maior entre a equipe multidisciplinar e a equipe pedagógica, para oportunizar
melhores condições de inclusão aos educandos. | pt_BR |