dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo geral estudar a educação inclusiva de um
aluno autista no cotidiano do ensino regular da Educação Infantil no município de Vila
Velha – ES. O problema da pesquisa se configura em responder “De que modo
acontece a Educação Inclusiva de um aluno autista no ensino regular em uma escola
pública de Educação Infantil no município de Vila Velha?” A pesquisa proporciona uma
discussão necessário aos dias de hoje dentro das escolas para que os profissionais
envolvidos no processo de inclusão possam em conjunto atuar para um bem comum,
proporcionando uma abordagem diferenciada, valorizando as habilidades e não
limitando os educandos e rotulando-os por seus diagnósticos. A opção foi a pesquisa
qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e uma produção de dados a partir da
observação e de questionário com perguntas abertas aos participantes da
comunidade escolar, exceto a mãe do aluno, que optou pela entrevista. Na discussão
dos dados foi relatada toda a vivência dentro da sala de aula regular, os mecanismos
utilizados pela professora e equipe pedagógica com relação ao aluno autista e a
participação dos pais nesse processo. Foi possível perceber que uma nova cultura de
valorização das diferenças, precisa ser construída, a começar pelo trabalho
interdisciplinar e melhoria nas condições de trabalho, tanto no que tange a
capacitação dos profissionais, quanto ao oferecimento dos materiais adaptados as
limitações dos alunos público alvo da educação especial e investimentos nas
condições físicas das escolas. Como produto da pesquisa foi confeccionado uma
cartilha digital (e-book) para os profissionais que fazem parte do cotidiano escolar com
a finalidade de esclarecer mais sobre o diagnóstico do Transtorno Espectro Autismo
(TEA) e que torne mais fácil o trabalho pedagógico e o como lidar com as limitações
desses alunos. | pt_BR |