Show simple item record

dc.contributor.authorSILVA, NATHÁLIA
dc.date.accessioned2021-09-30T18:38:06Z
dc.date.available2021-09-30T18:38:06Z
dc.date.issued2019-04-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1042
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo geral estudar a educação inclusiva de um aluno autista no cotidiano do ensino regular da Educação Infantil no município de Vila Velha – ES. O problema da pesquisa se configura em responder “De que modo acontece a Educação Inclusiva de um aluno autista no ensino regular em uma escola pública de Educação Infantil no município de Vila Velha?” A pesquisa proporciona uma discussão necessário aos dias de hoje dentro das escolas para que os profissionais envolvidos no processo de inclusão possam em conjunto atuar para um bem comum, proporcionando uma abordagem diferenciada, valorizando as habilidades e não limitando os educandos e rotulando-os por seus diagnósticos. A opção foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e uma produção de dados a partir da observação e de questionário com perguntas abertas aos participantes da comunidade escolar, exceto a mãe do aluno, que optou pela entrevista. Na discussão dos dados foi relatada toda a vivência dentro da sala de aula regular, os mecanismos utilizados pela professora e equipe pedagógica com relação ao aluno autista e a participação dos pais nesse processo. Foi possível perceber que uma nova cultura de valorização das diferenças, precisa ser construída, a começar pelo trabalho interdisciplinar e melhoria nas condições de trabalho, tanto no que tange a capacitação dos profissionais, quanto ao oferecimento dos materiais adaptados as limitações dos alunos público alvo da educação especial e investimentos nas condições físicas das escolas. Como produto da pesquisa foi confeccionado uma cartilha digital (e-book) para os profissionais que fazem parte do cotidiano escolar com a finalidade de esclarecer mais sobre o diagnóstico do Transtorno Espectro Autismo (TEA) e que torne mais fácil o trabalho pedagógico e o como lidar com as limitações desses alunos.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Educação Inclusiva. Autismopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VILA VELHA - ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record