CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Abstract
Este estudo discute a situação atual da Educação de Jovens e Adultos em escola
estadual localizada no município da Serra/ES, onde se procedeu a pesquisa com o
objetivo de identificar e discutir, sob a visão dos alunos e professores os elementos
que dificultam o processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos,
tendo como lócus escolhido a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Campinho”,
nos quais os entrevistados foram12 professores e 152 alunos de 08 turmas do
ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos, a partir de um questionário semi estruturado. Essa dissertação tem cunho exploratório. Empregou-se, nesse estudo,
a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. Realizou-se a revisão de
literatura apresentando um estudo sobre a educação no Brasil e contextualizando a
Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente, realizou-se a apresentação e
análise dos dados, com a elegibilidade de categorias: Reprovação e evasão:
retomando os estudos na EJA; Apontamentos das dificuldades para ensinar e
aprender nessa modalidade de ensino; Elementos desmotivadores para o aluno no
processo ensino-aprendizagem na EJA. Concluiu-se, nesse estudo, que na
modalidade de EJA existem dificuldades no processo ensino-aprendizagem frente
aos conteúdos ministrados em sala de aula e que melhorar o ensino requer esforços
de todos os envolvidos no processo, inclusive de políticas públicas efetivas na área
educacional.