• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (2.671Mb)
Fecha
2020-05-26
Autor
NEVES, OZÉAS
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A formação continuada surge como uma resposta acerca da necessidade de atualização profissional do professor, sobretudo, em um mundo cada vez mais dinâmico e dependente da tecnologia, sendo que esse processo de atualização deve ocorrer durante o horário de trabalho e de forma remunerada, conforme estabelecido na Lei de nº 9.394/1996. A partir da perspectiva de que a formação continuada é um direito do professor garantido por lei, esse artigo tem como objetivo propor tanto melhorias nos processos da formação continuada quanto desenvolver novas práticas pedagógicas para o ensino da matemática aos alunos do ensino fundamental anos finais na rede municipal de Vila Velha/ES, tomando como referência os dados coletados nas avaliações diagnósticas aplicadas em 2017, 2018 e 2019. Neste estudo de caso foi usada uma metodologia que possibilitou tratar deste tema e da análise dos dados de forma qualitativa e quantitativa. Compuseram a amostra três gráficos gerais gerados pela avaliação diagnóstica de cada ano, pelos quais a análise dos resultados permitiu a Identificação acerca da necessidade de manter os mesmos descritores nas avaliações diagnósticas de 2017, 2018 e 2019, comparando os avanços paulatinamente. Também foram aplicados 2 questionários, sendo 1 direcionado para o professor-formador no qual obtivemos 1 resposta, e o outro que foi direcionado para os professores-formandos em que obtivemos 5 respostas. Desse modo, ambos serviram como instrumentos da pesquisa na Identificação da apropriação/transposição metodológica aprendida na formação continuada para aplicação na sala de aula e também nos deu um direcionamento, que permitiu a criação de um mural colaborativo virtual e propor que seja utilizado pelos professores de matemática da rede pública municipal de educação para a socialização das boas práticas que contribuíram para a superação dos descritores defasados.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/662
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias