Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCORRÊA, MATEUS
dc.date.accessioned2021-08-19T19:26:52Z
dc.date.available2021-08-19T19:26:52Z
dc.date.issued2020-06-03
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/658
dc.description.abstractO homeschooling tem sido uma prática de ensino muito debatido no âmbito político e jurídico, quanto à legalidade e aplicabilidade pelas famílias. Partindo desse pressuposto, este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a motivação de algumas famílias em oferecer a seus filhos o ensino domiciliar em Vitória – ES. A pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para obtenção dos resultados foi o uso de entrevista semiestruturada com 26 (vinte e seis) perguntas fechadas e abertas realizada com 6 famílias. O aporte teórico adotado foi fundamentado em autores como: Andrade (2014), Aranha (1996 e 2006), Barbosa (2013), Sacristãn (2000), Romanelli (1985), Almeida (1983), Bello (2001) e Vasconcellos (2015). Os resultados da pesquisa apontam que a prática do homeschooling é considerada positiva entre as famílias entrevistadas, por entenderem estas que tal modalidade de ensino propicia inúmeros benefícios para as crianças/adolescentes, como o estreitamento familiar, maior flexibilidade de tempo, autonomia para desenvolver as suas habilidades podendo assim estudar de maneira mais aprofundada nas áreas e conteúdos que mais se identificam, com isso dando lhes a oportunidade de por si mesmo buscar mais conhecimento, não só aqueles planejados no currículo escolar. No que concerne à motivação que levam as famílias a fazerem a opção pela modalidade foram elencadas: produzir melhores resultados educacionais, preparar para a vida adulta; as escolas ensinam e praticam valores e princípios contrários aos da família; qualidade precária das escolas; acredita que a educação individualizada potencializa mais a criatividade e aptidões da criança.pt_BR
dc.subjectEnsino domiciliar. Homeschooling. Espírito Santo. Educação.pt_BR
dc.titleHOMESCHOOLING: DESAFIOS DO ENSINO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples