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dc.contributor.authorMACHADO, ELZINETE MARIA
dc.date.accessioned2021-08-18T18:43:21Z
dc.date.available2021-08-18T18:43:21Z
dc.date.issued2020-04-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/630
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de avaliar as contribuições da estratégia pedagógica Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para o ensino-aprendizagem de um aluno com surdocegueira congênita de uma escola pública estadual no Município de Cariacica-ES. A investigação tem fundamentos teóricos baseados nos estudos do Grupo Brasil (2005, 2007), Maia (2009, 2011), Vygotsky (1988, 2007), Yin (2001,2005), Falkoski (2017), Watanabe (2017), Paulo Freire (1996, 2001) e outros. Também foram realizadas pesquisas nos Bancos de Teses e Dissertações da Capes e SciELO para fortalecimento do corpo teórico. As pesquisas mostram que a educação de pessoas com surdocegueira ainda é um tema pouco investigado no Brasil e no Estado do Espírito Santo. Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa e de Intervenção, que analisou o caso de um aluno com surdocegueira congênita matriculado em uma escola estadual no Ensino Fundamental II, que ainda não havia recebido nenhum atendimento educacional especializado na área da surdocegueira. Sua família e professores foram envolvidos com a finalidade de compreender seu comportamento no âmbito familiar e como se processa seu desenvolvimento educacional. Os métodos de investigação utilizados foram: observação na escola e entrevista com familiares e professores, e a intervenção pedagógica CAA. A surdocegueira é uma deficiência singular e pode ser congênita ou adquirida. A Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma forma de comunicação, que visa promover um elo entre o sujeito surdocego e o meio que o cerca. A intermediação se deu por intermédio de um profissional habilitado, utilizando materiais pedagógicos adaptados, considerados fundamentais para que o indivíduo tenha melhor percepção de mundo e para que o mundo perceba esse indivíduo como cidadão ativo na sociedade. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e surpreendentes, pois o aluno estabeleceu formas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, Libras tátil, interpretação háptica, braille, noção de tempo, regras de convivência, afetividade, conceitos pessoais e sociais. Como produto educacional foi produzido um manual pedagógico com sugestões de materiais táteis que impulsionam o aprendizado de pessoas com surdocegueira.pt_BR
dc.subjectSurdocegueira. Instrutor Mediador. Deficiência. Comunicação Aumentativa e Alternativa.pt_BR
dc.titleA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO SOBRE UM ALUNO COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITApt_BR


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