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dc.contributor.authorMARVILA, CHEILA
dc.date.accessioned2021-08-18T17:47:55Z
dc.date.available2021-08-18T17:47:55Z
dc.date.issued2020-05-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/621
dc.description.abstractA pesquisa apresenta como justificativa a necessidade de verificar entre os professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental se o uso da avaliação diagnóstica, aplicada pelo município de Presidente Kennedy, contribui positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a busca pela qualidade do ensino. Diante disso, o problema do estudo trata de aferir se houve contribuição na avaliação diagnostica (Simulado Municipal), realizada pela Secretaria Municipal do município no processo de alfabetização de alunos nas turmas de Ensino Fundamental séries iniciais, nas EMEIEF “Bery Barreto de Araújo” e EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Para solucionar a indagação apresentada, o objetivo da pesquisa se estabelece no suscitar da compreensão da avaliação diagnóstica implementada pela SEME/PK, bem como investigar a qualidade da contribuição dentro do processo de alfabetização. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da coleta de dados, pela aplicação de questionários aos professores das referidas escolas, buscando-se vestígios de expressão de ideias, sentimentos e interesses em relação aos objetivos da avaliação. Mediante os resultados da pesquisa foi possível concluir que todo o processo que envolve o programa de Avaliação Diagnóstica da SEME/PK apresenta intercorrências várias que impedem a que os objetivos dessas avaliações sejam alcançados plenamente. Dentre as questões que concorrem para a não efetivação da premissa ensejada na proposição da avaliação insere-se a grande quantidade de avaliações, falta de suporte pedagógico, pouco tempo para as ações interventivas e a ideia de fiscalização quanto ao cumprimento do currículo a qualquer custo. Como produto final sugerimos a aplicação da formação continuada, para capacitar os professores sobre a prática de ensino significativa, que compreenda a avaliação diagnóstica e sua contribuição dentro do processo de alfabetização de alunos do Ensino Fundamental séries iniciais.pt_BR
dc.subjectAvaliação Diagnóstica. Ensino Fundamental. Aprendizagem. Formação Continuadapt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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