Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, David Lopes
dc.date.accessioned2021-06-09T22:25:49Z
dc.date.available2021-06-09T22:25:49Z
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/380
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico da literatura científica nacional sobre produções em relação à temática deste trabalho, para uma identificação da capoeira e Educação Física Escolar em uma análise simples. A partir de buscas nas principais revistas eletrônicas da Educação Física, banco de teses e dissertações da UFES e USP, indexadores e diretórios, foram encontrados e analisados 18 trabalhos. Na tentativa de responder o questionamento da pesquisa, sobre o que a produção científica na área da Educação Física escolar tem debatido e aplicado na práxis pedagógica sobre a capoeira na escola, com base no referencial teórico apresentado, nota-se os pontos em comum em relação a implantação da capoeira na escola e sua didática pedagógica. Em seguida, as divergências em relação ao processo histórico da origem da capoeira, causando algumas confusões sobre o seu desenvolvimento como manifestação, e por fim, a prática da capoeira contemporânea como um diálogo comum no mundo da capoeira nos dias atuais. É necessário que a discussão sobre a capoeira no âmbito escolar se aproprie ainda mais dos caminhos legais, para incentivos as práticas de ensino da cultura afro-brasileira na escola e para que haja um avanço pautado em sua importância como conteúdo curricular na educação brasileira.pt_BR
dc.subjectCapoeira; Educação; Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleA CAPOEIRA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples