AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Resumo
Nesta dissertação, considerando que a avaliação da aprendizagem é alvo de grandes
debates, discutida nas escolas e entre todos os envolvidos, direcionou-se ao seguinte
problema da pesquisa: De que forma, a iniciativa própria de avaliação utilizada pela
rede municipal de educação, tem contribuído com o processo de ensino aprendizagem? Compreendendo como a iniciativa própria de avaliação desenvolvida
pela rede municipal de educação está sendo utilizada pelos professores em sala de
aula. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, enfatizando as diversas
concepções de diferentes autores que se destacam na abordagem da avaliação da
aprendizagem. O processo histórico da legislação foi abordado até a atualidade.
Destacou-se a importância do ensino-aprendizagem para avaliação na Educação
Básica, ressaltando a avaliação e seus critérios segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais. Também se analisou as modalidades da avaliação e os instrumentos
avaliativos, explicitando a iniciativa de avaliação e o seu percurso no ensino municipal.
Para fazer uma correlação entre as teorias existentes, a prática avaliativa e o percurso
da iniciativa de avaliação na EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”. Fez-se
um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa da pesquisa. Para a coleta de
dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a secretária municipal de
educação e a coordenadora responsável pela iniciativa de avaliação, bem como foram
aplicados questionários abertos para diretores, coordenadores pedagógicos,
professores e alunos. Além dessas técnicas, houve a observação não participante e
a análise de instrumentos de avaliação e documentos da escola. Os resultados da
pesquisa mostraram que a iniciativa própria de avaliação implementada na educação
do município de Presidente Kennedy, tem contribuído muito mais como ferramenta de
gestão educacional, do que como instrumento de aprendizagem, assim como faz
necessário que a avaliação e a iniciativa sejam mais compreendidas na realidade
pesquisada.