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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

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Dissertação de Mestrado (1.816Mb)
Fecha
2018-12-15
Autor
MARTINS, LEYDIANE
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Resumen
Nesta dissertação, considerando que a avaliação da aprendizagem é alvo de grandes debates, discutida nas escolas e entre todos os envolvidos, direcionou-se ao seguinte problema da pesquisa: De que forma, a iniciativa própria de avaliação utilizada pela rede municipal de educação, tem contribuído com o processo de ensino aprendizagem? Compreendendo como a iniciativa própria de avaliação desenvolvida pela rede municipal de educação está sendo utilizada pelos professores em sala de aula. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, enfatizando as diversas concepções de diferentes autores que se destacam na abordagem da avaliação da aprendizagem. O processo histórico da legislação foi abordado até a atualidade. Destacou-se a importância do ensino-aprendizagem para avaliação na Educação Básica, ressaltando a avaliação e seus critérios segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Também se analisou as modalidades da avaliação e os instrumentos avaliativos, explicitando a iniciativa de avaliação e o seu percurso no ensino municipal. Para fazer uma correlação entre as teorias existentes, a prática avaliativa e o percurso da iniciativa de avaliação na EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”. Fez-se um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa da pesquisa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a secretária municipal de educação e a coordenadora responsável pela iniciativa de avaliação, bem como foram aplicados questionários abertos para diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Além dessas técnicas, houve a observação não participante e a análise de instrumentos de avaliação e documentos da escola. Os resultados da pesquisa mostraram que a iniciativa própria de avaliação implementada na educação do município de Presidente Kennedy, tem contribuído muito mais como ferramenta de gestão educacional, do que como instrumento de aprendizagem, assim como faz necessário que a avaliação e a iniciativa sejam mais compreendidas na realidade pesquisada.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/939
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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