dc.description.abstract | A educação empreendedora vem sendo o foco de muitos estudos e pesquisas no
Brasil e no mundo, devido à sua importância para o crescimento econômico e para
o desenvolvimento social. Cada vez mais, os países investem na promoção da
cultura empreendedora e desde cedo na educação dos jovens, almejando um
aumento dessa atividade na sociedade. A partir das novas exigências do mercado
de trabalho, o sistema de ensino brasileiro apresenta uma nova proposta de
ensino, ou seja, a Educação Empreendedora que possui como principais
características, a capacidade de construção de novos conhecimentos, a
competência, o querer fazer, e o fazer mais com menos a partir dos conhecimentos
precedentes. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância do
“Empreendedorismo na Escola Pública: Uma Iniciativa Inovadora”, nas Escolas
Públicas de Pinheiros, um Município do interior, localizado no Extremo Norte do
Estado do Espírito Santo, que possui 26.000 habitantes, com uma economia
basicamente agrícola. É interessante ressaltar o desempenho e dinamismo dos
professores da área da educação empreendedora, com principais objetivos de:
conceituar empreendedorismo; identificar como o empreendedorismo tem feito
mudanças significativas na vida das famílias; descrever os resultados decorrentes
das ações de empreendedorismo nas escolas nos anos de 2007 a 2016, nas séries
iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho realizado ambicionou elucidar a
importância do Empreendedorismo dando ênfase ao papel do professor atuante na
disciplina de empreendedorismo, além de identificar os benefícios que a mesma
pode proporcionar aos alunos dessa etapa da educação, com mostra de
resultados, considerando possível que o Empreendedorismo, no âmbito escolar, se
faz importante por proporcionar o desenvolvimento e aprimoramentos das
habilidades empreendedoras. | pt_BR |