dc.description.abstract | O estudo objetivou investigar se a intervenção promovida pelo Projeto Jovem de
Futuro (PJF), a partir do Curso de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem
contribuiu para o fortalecimento da gestão democrática e promoveu melhorias nos
índices de aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Adolfina Zamprogno, localizada em Vila Velha – ES. O PJF foi concebido e
desenvolvido pelo Instituto Unibanco para contribuir com uma educação pública de
qualidade e visa atender ao Ensino Médio com foco no aprimoramento da gestão
escolar que deve elaborar novas possibilidades de atuação. No ano de 2015 iniciou se o projeto em 151 Escolas Estaduais com a participação da equipe gestora
(pedagogo e diretor) no curso de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem,
totalmente desenvolvido em uma plataforma on-line, composto por quatro módulos:
Planejamento; Execução; Monitoramento e Avaliação de Resultados; Correção de
Rotas e Replanejamento. Além de permitir identificar impactos positivos o projeto
permite, por meio de análises comparativas, detectar os ajustes para disseminação
em larga escala. O estudo foi metodologicamente caracterizado como pesquisa
participante, de cunho qualitativo, exploratório e descritivo. Para descrever o PJF,
foram analisados os documentos disponíveis na plataforma do Curso de Gestão do
Instituto Unibanco, cuja finalidade foi apresentar os aspectos epistemológicos e
filosóficos do projeto e as atividades propostas no Plano de Ação que a escola vem
implementando. A técnica do Grupo Focal foi utilizada para obter as percepções de
alunos, pais e professores. | pt_BR |