dc.description.abstract | O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso e teve como objetivo
investigar como a EA é desenvolvida pelos professores de Ciências nas escolas da
rede municipal de Ensino Fundamental II (6° ao 9° Ano), do município Teixeira de
Freitas (BA). Por meio da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma fundamentação
teórica sobre a EA e o levantamento de dados, abordados de forma quantitativa, foi
realizado com a aplicação de um questionário estruturado. Investigou-se como
esses educadores formatam e executam suas práticas pedagógicas ambientais
voltadas à EA, para isso, foram entrevistados 25 professores do quadro de efetivos e
contratados, das 20 escolas municipais estudadas. E, por meio dos resultados
obtidos, foi possível constatar que os professores pesquisados são em sua maioria do
sexo feminino, lecionam em três turmas, atendem os 7° e 8° Anos do Fundamental II e estão
atuando de 03 a 07 anos na escola que estão lotados. Existe embasamento
teórico/metodológico e compreendem os fatores relacionados às questões ambientais e o
grande enfoque da temática está acontecendo com iniciativas pedagógicas
realizadas em sala de aula com ausência de um envolvimento maior com a
comunidade do entorno da escola na maioria das práticas. | pt_BR |