dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de inclusão na Educação de
Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, a partir da inclusão de uma aluna com
deficiência auditiva. Para alcançar o objetivo proposto empreendeu-se pesquisa de
cunho qualitativo e quantitativo na modalidade estudo de caso junto a escola EEEF
Dr. Emílio Roberto Zanotti, localizada no município de São Mateus (ES), A coleta de
dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, foram participantes onze
profissionais que trabalhavam na Educação de Jovens e Adultos da escola no
segundo semestre de 2014 (oito professores, uma coordenadora, uma pedagoga e
uma intérprete); duas técnicas da Superintendência Regional de São Mateus
responsáveis respectivamente pela Educação Especial e educação de Jovens e
Adultos; a aluna com deficiência auditiva, incluída na EJA e seus familiares. Como
fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico realizando uma abordagem
sobre os tipos de surdez existentes, posteriormente realizou uma reflexão sobre
educação especial, relatando um breve histórico sobre as práticas de inclusão de
surdos em salas regulares, continuou, analisando as Diretrizes para a Educação
Especial e de Jovens e Adultos na Educação Básica para a Rede Estadual de
Ensino do Espírito Santo, e por fim dissertou sobre a inclusão de Jovens e Adultos.
Os resultados da pesquisa apontam que existe uma necessidade latente de rever o
processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva incluídos na Educação de
Jovens e Adultos, pois, de acordo com o que foi apresentado, pode-se concluir que
a inclusão desse público ainda possui muitas lacunas que impossibilitam uma
aprendizagem efetiva da aluna com tal deficiência. | pt_BR |