A RELEVÂNCIA DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES
Resumo
RABBI, Márcio Sandro Comper. A relevância da consciência ambiental na educação
de jovens e adultos nas escolas públicas do Município de Vila Velha-ES. 90 f.
Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2015.
A Educação Ambiental é uma preocupação constante da comunidade acadêmica e
das pessoas que tem estimulado a sensibilização para os assuntos referentes ao
meio ambiente além de propor mudanças de atitudes e posturas benéficas ao
equilíbrio ambiental. Neste sentido, os docentes desempenham papel relevante, pois
cabe a eles mediar a construção do conhecimento e formar sujeitos conscientes com
a questão ora pesquisada. Portanto, a presente dissertação está fundamentada na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas de Educação Ambiental (EA), a
percepção dos educadores e as políticas educacionais no município de Vila Velha ES. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as concepções e
práticas utilizadas pelos professores no processo de interação entre o ensino da EJA
e a Educação Ambiental no Ensino Fundamental das escolas públicas de Vila Velha ES. A metodologia está centrada na pesquisa descritiva e exploratória, de natureza
quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas
municipais localizadas na Região V, nas quais foram analisados os Projetos
Políticos Pedagógicos e o registro das atividades em Educação Ambiental
desenvolvidas na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Os resultados revelam
que a Secretaria de Educação, docentes e a comunidade escolar, estão
empenhados a atenderem o sugerido nos PCNs de forma efetiva e continua a
Educação Ambiental. O estudo revela que mesmo sendo tarefa complexa, as
atividades inerentes a esse assunto acontecem de acordo com os Projetos Políticos
Pedagógicos das escolas amostradas e por meio de iniciativas dos professores.
Conclui-se que a Secretaria de Educação, escolas pesquisadas, os docentes e toda
a comunidade escolar estão empenhados em atenderem de forma efetiva e continua
a Educação Ambiental, de acordo com as diretrizes contidas nas PPPs e PCNs.