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A RELEVÂNCIA DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA-ES

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Dissertação de Mestrado (1.156Mb)
Data
2015-06-19
Autor
RABBI, MÁRCIO SANDRO
Metadata
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Resumo
RABBI, Márcio Sandro Comper. A relevância da consciência ambiental na educação de jovens e adultos nas escolas públicas do Município de Vila Velha-ES. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2015. A Educação Ambiental é uma preocupação constante da comunidade acadêmica e das pessoas que tem estimulado a sensibilização para os assuntos referentes ao meio ambiente além de propor mudanças de atitudes e posturas benéficas ao equilíbrio ambiental. Neste sentido, os docentes desempenham papel relevante, pois cabe a eles mediar a construção do conhecimento e formar sujeitos conscientes com a questão ora pesquisada. Portanto, a presente dissertação está fundamentada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas de Educação Ambiental (EA), a percepção dos educadores e as políticas educacionais no município de Vila Velha ES. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as concepções e práticas utilizadas pelos professores no processo de interação entre o ensino da EJA e a Educação Ambiental no Ensino Fundamental das escolas públicas de Vila Velha ES. A metodologia está centrada na pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas municipais localizadas na Região V, nas quais foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos e o registro das atividades em Educação Ambiental desenvolvidas na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Os resultados revelam que a Secretaria de Educação, docentes e a comunidade escolar, estão empenhados a atenderem o sugerido nos PCNs de forma efetiva e continua a Educação Ambiental. O estudo revela que mesmo sendo tarefa complexa, as atividades inerentes a esse assunto acontecem de acordo com os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas amostradas e por meio de iniciativas dos professores. Conclui-se que a Secretaria de Educação, escolas pesquisadas, os docentes e toda a comunidade escolar estão empenhados em atenderem de forma efetiva e continua a Educação Ambiental, de acordo com as diretrizes contidas nas PPPs e PCNs.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/771
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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