dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo discutir as práticas cotidianas dos diretores de
seis escolas municipais da cidade de São Mateus-ES, a fim de observar se esses
profissionais realizam atividades tanto de cunho administrativo quanto pedagógico,
com que frequência e de que forma elas são realizadas, como estabelecem
prioridades em seus planos de trabalho e se organizam para buscar o equilíbrio
entre as demandas e conciliar as ações administrativas e pedagógicas. Objetivou se, também, verificar quais dessas atividades são prioridades para cada gestor e
contribuir para a reflexão acerca desta relação, utilizando-se de perspectivas
teóricas consideradas relevantes e de sua discussão com profissionais da prática,
bem como a trajetória histórica da gestão e da educação. A pesquisa teve
abordagem qualitativa e exploratória, baseada no roteiro para observação do
trabalho desenvolvido nas escolas e contemplou dados referentes aos aspectos
administrativos e pedagógicos que envolvem a gestão escolar. O estudo revelou que
os diretores pesquisados costumam realizar atividades tanto referentes à gestão
administrativa quanto pedagógica, no entanto algumas tarefas de cunho pedagógico
ainda precisam ser mais frequentemente realizadas, bem como é fundamental que
os diretores se considerem como um dos principais agentes responsáveis pela
aprendizagem. Revelou ainda aspectos relevantes necessários à profissionalização
e ao aprimoramento da função do Diretor Escolar, só assim conseguirá promover um
equilíbrio entre os aspectos administrativos e pedagógicos e, consequentemente,
poderão se considerar realmente gestores escolares e não meros administradores
de escola. | pt_BR |