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dc.contributor.authorPIERI, LUCIVÂNIA
dc.date.accessioned2021-08-26T18:57:04Z
dc.date.available2021-08-26T18:57:04Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/767
dc.description.abstractO estudo analisou a evolução histórica da avaliação da aprendizagem no âmbito escolar, frente às diversas metodologias de ensino utilizadas pelo professor na sala de aula em contraposição com as avaliações externas de larga escala, como instrumento base para medir e classificar a aprendizagem da Educação Básica. Utilizou como recortes temporais a Lei de Diretrizes e Bases, como fonte histórica que mostra a evolução da avaliação ao longo de três décadas, também artigos, livros, imagens e entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor escolar. Esse estudo baseou-se na análise documental. Utilizou como fontes as revistas pedagógicas do Programa de Avaliação da Educação Básica (PAEBES) que trazem os histórico do programa, além do seu método e critérios próprios de avaliação, como: matrizes de referências, escala de proficiência e padrões de desempenho. Descreveu um panorama histórico em nível estadual, acerca dos aspectos circunstanciais na proposição da aplicação das disciplinas e séries contempladas no programa ao longo desses seis anos de experiência. Essa pesquisa foi enriquecida com articulações do contexto político educacional em âmbito nacional e regional, que propiciaram a criação de metodologias dos professores em sala de aula. Destacou o processo de resultados a partir dos critérios crescentes, enquadrando a escola a partir dos padrões de desempenho. As proposições de Luckesi, Perrenoud, Hoffman, dentre outros renomados pesquisadores, possibilitaram uma reflexão e crítica acerca dos objetos da pesquisa. Dentre os aspectos analisados, estão: o contexto, o processo de criação, implantação e os resultados da pesquisa realizada com os atuantes desse processo: os docentes, imersos nessas ações, os alunos ativos na condução de uma vivência real da ação de análise, sendo o termômetro dos resultados finais para a escola. As considerações finais destacam que apesar de se ter um modelo pronto com artifícios positivos e negativos para a evolução da aprendizagem juvenil, ainda está muito longe de se ter uma educação com resultados de qualidade sem uma ação interventiva por parte das políticas públicas, pois se espera o resultado apenas de um único agente: o professor.pt_BR
dc.subjectPAEBES, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação de Larga Escala, LDB.pt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DO PAEBES: A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO DE CASOpt_BR


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