dc.description.abstract | O estudo analisou a evolução histórica da avaliação da aprendizagem no âmbito
escolar, frente às diversas metodologias de ensino utilizadas pelo professor na sala
de aula em contraposição com as avaliações externas de larga escala, como
instrumento base para medir e classificar a aprendizagem da Educação Básica.
Utilizou como recortes temporais a Lei de Diretrizes e Bases, como fonte histórica
que mostra a evolução da avaliação ao longo de três décadas, também artigos,
livros, imagens e entrevista semiestruturada com professores, alunos e gestor
escolar. Esse estudo baseou-se na análise documental. Utilizou como fontes as
revistas pedagógicas do Programa de Avaliação da Educação Básica (PAEBES) que
trazem os histórico do programa, além do seu método e critérios próprios de
avaliação, como: matrizes de referências, escala de proficiência e padrões de
desempenho. Descreveu um panorama histórico em nível estadual, acerca dos
aspectos circunstanciais na proposição da aplicação das disciplinas e séries
contempladas no programa ao longo desses seis anos de experiência. Essa
pesquisa foi enriquecida com articulações do contexto político educacional em
âmbito nacional e regional, que propiciaram a criação de metodologias dos
professores em sala de aula. Destacou o processo de resultados a partir dos
critérios crescentes, enquadrando a escola a partir dos padrões de desempenho. As
proposições de Luckesi, Perrenoud, Hoffman, dentre outros renomados
pesquisadores, possibilitaram uma reflexão e crítica acerca dos objetos da pesquisa.
Dentre os aspectos analisados, estão: o contexto, o processo de criação,
implantação e os resultados da pesquisa realizada com os atuantes desse processo:
os docentes, imersos nessas ações, os alunos ativos na condução de uma vivência
real da ação de análise, sendo o termômetro dos resultados finais para a escola. As
considerações finais destacam que apesar de se ter um modelo pronto com artifícios
positivos e negativos para a evolução da aprendizagem juvenil, ainda está muito
longe de se ter uma educação com resultados de qualidade sem uma ação
interventiva por parte das políticas públicas, pois se espera o resultado apenas de
um único agente: o professor. | pt_BR |