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dc.contributor.authorAMORIM, LELÍCIA
dc.date.accessioned2021-08-26T18:18:07Z
dc.date.available2021-08-26T18:18:07Z
dc.date.issued2015-12-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/761
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva problematizar a evasão, sob a ótica dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola de ensino fundamental do interior da Bahia. A questão central foi identificar os fatores que contribuíram para a evasão de alunos da EJA no município de Alcobaça, Estado da Bahia. A proposta metodológica utilizada foi de caráter exploratório e natureza qualitativa, cujos dados decorreram da visão dos discentes, docentes e gestores, que participaram do objeto de investigação desta pesquisa. Foram investigados quinze alunos que abandonaram os estudos no 8º e 9º ano, na 2ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos em 2014; cinco professores, um coordenador pedagógico e um diretor que atua no campus pesquisado atualmente. Para tanto, utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, com questões abertas, com posterior transcrição da fala dos dados coletados dos participantes da unidade de ensino. O referencial teórico tem seus fundamentos nos autores Haddad e Di Pierro (2000), Soares (1996) e Gadotti (2001), que descrevem as transformações ocorridas nessa modalidade de ensino desde o Brasil Império até a atualidade. Considerou-se Cearon (2011), Brandão (2004) e Arroyo (2011) para a problematização da evasão sobre a ótica dos alunos, e também há a contribuição dos autores Schargel e Smink (2002) Alonso (2001) e Saviani (2008), que discutem a relação professor-aluno e escola-aluno no contexto da educação de Jovens e Adultos. Os relatos apontados pelos sujeitos que participaram da pesquisa permitiram traçar as principais causas da desistência dos educandos. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível apontar o indicativo de que a evasão escolar é um fator de ordem social integrado com a ausência de uma proposta de ensino construída pela unidade de ensino de forma que atenda às peculiaridades dos alunos dessa comunidade. Assim, ficou evidente a importância de se constituir uma política educacional participativa em consonância com as necessidades apresentadas, visando à inclusão da Educação de Jovens e Adultos na escola pesquisada.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos, Inclusão, Evasão Escolar.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZANDO A EVASÃO EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DA BAHIApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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