dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de diagnóstico para capacitação de docentes
por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP)como subsídio à inclusão de alunos com
deficiência auditiva, tendo por base fatores como formação pedagógica e
psicopedagógica, parceria entre profissional de ensino regular e profissionais de
educação especial e concepção atitudinal. O diagnóstico proposto tem por objetivo
identificar e hierarquizar as opiniões dos docentes do IFES sobre a necessidade de
capacitação em relação a inclusão dos discentes com deficiência auditiva em sala de
aula regular. A pesquisa tem enfoque combinado, classificada como aplicada e, com
relação ao nível de aprofundamento, o presente trabalho pode ser enquadrado como
um estudo de caso exploratório, devido a fornecer informações-chave, que servem de
base para a afirmação das questões de avaliação e dos métodos de investigação. O
método AHP permitiu transformar informações essencialmente qualitativas, em
informações quantitativas consentindo a elaboração de uma estrutura hierárquica, de
modo a facilitar os processos decisórios para futuras capacitações dos docentes do
IFES, objetivando auxiliar na inclusão de alunos com deficiência auditiva. Entretanto,
a análise multicritério é altamente sensível a variações de julgamentos de valor
realizadas pelos especialistas, podendo haver pequenas alterações nos valores da
decisão e, com isso, alterarem os resultados obtidos. Desta forma, o estudo propõe
que o resultado desta avaliação possa ser adaptado à realidade de diferentes
situações, regiões e localidades. A pesquisa foi realizada em 4 campi do IFES. O
estudo de caso tinha por finalidade atestar a aplicabilidade e funcionalidade da
proposta, o interesse das pessoas em avaliar suas condições para atuarem com
pessoas com deficiência auditiva e, finalmente avaliar o alcance de seus resultados.
Adicionalmente, este trabalho deverá contribuir para a construção do conhecimento
no que diz respeito a “inclusão de pessoas”. | pt_BR |