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dc.contributor.authorFERREIRA, GRIMALDO
dc.date.accessioned2021-08-23T18:23:23Z
dc.date.available2021-08-23T18:23:23Z
dc.date.issued2014-08-22
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/721
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo descrever as práticas pedagógicas interdisciplinares na formação de educadores e bacharéis, contextualizadas na observação do processo ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das habilidades e competências, no compromisso social e, principalmente, na dimensão da formação humana dos acadêmicos envolvidos no processo de ensino, dinamizados nas instituições particulares de educação superior do município de São Mateus/ES. A problematização está voltada a identificar se as referidas práticas pedagógicas interdisciplinares correspondem aos propósitos de reduzir o hiato entre teoria e prática, evidenciando a formação de valores humanos manifestos em ações sociais, de benefício institucional, coletivo e pessoal, indispensável à dialética da própria profissionalização e ao desenvolvimento da região. A opção por um estudo qualitativo de caráter exploratório possibilitou o reconhecimento e a apreciação dos projetos das práticas supracitadas, quando estes representam ações e intervenções institucionais ordenadas, planejadas, concretas e contextualizadas, observadas a coerência e a correlação dinâmica com a proposta curricular dos cursos superiores em andamento. Foram examinadas três Instituições de Educação Superior, das quais duas desenvolvem as atividades correlatas ao estudo. Por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores, da aplicação de questionários aos acadêmicos e aos estudantes de pós-graduação, dos depoimentos das lideranças locais e das organizações que coparticipam ou são os beneficiários dos trabalhos, e, ainda, a manifestação de alguns apoiadores verificou-se as vantagens de se desenvolverem as práticas e comprovou-se a sua estreita ligação com a formação humana, requerida no contexto atual e evocada nos estudos das bases curriculares para a educação. Na compreensão conceitual sobre as práticas pedagógicas interdisciplinares, sua configuração e a relação teoria e prática os autores Demo, Fazenda, Gadotti e Veiga foram considerados primordiais. Em termos de educação e formação humana os teóricos Assmann, Freire, Alencar e Gentili apoiaram a reflexão e, na discussão final, sobre as vantagens de administrar o processo, numa compreensão ampla e abrangente, os trabalhos foram amparados por Vygotsky e Candu. Apropriou-se, ao longo da pesquisa, de marcos legais, de relatórios macros sobre a educação brasileira e suas bases curriculares, que legitimam as intervenções e dão viabilidade as atividades práticas supracitadas na formação acadêmica, tornando-as necessárias e recomendáveis.pt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógica. Formação Humana. Habilidades e Competênciaspt_BR
dc.titlePrática Pedagógica Interdisciplinar: reflexões acerca do desenvolvimento social, humano e regional proporcionado pela rede privada de educação superior da cidade de São Mateus/ES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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