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dc.contributor.authorPEREIRA, CLEVERSON
dc.date.accessioned2021-08-23T14:57:07Z
dc.date.available2021-08-23T14:57:07Z
dc.date.issued2014-07-03
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/712
dc.description.abstractO presente estudo procura discutir a possibilidade de criação de um espaço de Educação Não Formal no Extremo Sul da Bahia. Para tanto, parte de uma reflexão sobre a importância de tais espaços no processo educativo, destacando-o como proposta inovadora para realização de reflexões a partir do concreto, facilitando a formação mais ampla do indivíduo. Além disso, propõe um processo de reflexão quanto à importância da Educação que utiliza o concreto de maneira transformadora e cidadã. O objetivo principal consiste em discutir elementos para a viabilização de um Centro de Ciências, espaço de Educação Não Formal, de maneira a complementar a aprendizagem escolar, colaborando para a consolidação das Ciências enquanto dispositivo para a aprendizagem. Para tanto, foi proposta uma pesquisa com foco na percepção dos professores sobre o ensino, a partir da Educação Não Formal. Buscou-se ainda, compreender a visão dos entrevistados acerca das dificuldades do Ensino Formal, bem como, suas expectativas com relação ao Ensino Não Formal. Foi questionado aos sujeitos da pesquisa sobre a viabilidade e necessidade de implementação de um Centro de Ciências e Cultura na região do Extremo Sul Baiano. O estudo foi realizado através das abordagens bibliográfica e qualitativa, sendo esta última, de natureza descritiva, a partir de entrevista semiestruturada. Neste sentido, foi possível revelar as expectativas dos profissionais da educação a respeito deste interesse. Estudar a questão proposta foi relevante, considerando que, a partir de um olhar mais amplo sobre o tema, será possível interferir na realidade do Ensino de Ciências do Extremo Sul da Bahia, contribuindo para a mudança de paradigmas e o estabelecimento de práticas educativas interdisciplinares. A partir destas ações, será possível projetar a Região da Costa das Baleias no cenário do desenvolvimento nacional.pt_BR
dc.subjectEducação Não Formal; Centro de Ciências; Museu; Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.titleEducação Não Formal: a Viabilidade de um Centro de Ciências no Extremo Sul da Bahiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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