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dc.contributor.authorALVES, FABIANNA
dc.date.accessioned2021-08-20T14:27:16Z
dc.date.available2021-08-20T14:27:16Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/681
dc.description.abstractAs escolas, cada dia mais, enfrentam o desafio de promover uma “Educação para Todos”. A Educação Especial na perspectiva inclusiva, assegurada aos indivíduos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, teve grande avanço nas últimas décadas assentada em marcos legais internacionais e nacionais. Dentro deste contexto a educação para surdos, com marcos legais específicos, também teve um considerável avanço, principalmente, com a obrigatoriedade de oferecer aos alunos com deficiência auditiva e surdez o apoio educacional especializado dos profissionais intérpretes de Libras. Uma alternativa apontada para a prática de inclusão escolar, que respeita os alunos em suas especificidades, divulgada na literatura específica, é o trabalho colaborativo entre o professor de sala de aula comum e o professor da educação especial. O objetivo geral deste estudo foi entender as contribuições do intérprete de Libras para inclusão de aluno com deficiência auditiva na Educação Física escolar. O caminho metodológico adotado foi uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, com entrevista estruturada para produção dos dados, dirigida diretamente aos alunos com deficiência auditiva e professores de Educação Física de escolas públicas da rede estadual de ensino. As entrevistas aconteceram de forma online, em quatro momentos, tendo as questões organizadas em quatro categorias: identificação do sujeito, conhecimento sobre a profissão intérprete de Libras, trabalho colaborativo e educação inclusiva. Os resultados indicam que tanto os alunos quanto os professores, têm um conhecimento restrito sobre a função do intérprete de Libras mas afirmam que este profissional em atuação na escola favorece o processo ensino-aprendizagem dos alunos e a comunicação entre os alunos com deficiência auditiva e surdez com as pessoas ouvintes; que nas aulas de Educação Física os alunos com deficiência auditiva e surdez recebem apoio educacional especializado das intérpretes de Libras quando os professores solicitam a intervenção das mesmas revelando que a prática docente não abarca o trabalho colaborativo para um ensino colaborativo. Evidencia se que que o papel dos intérpretes de Libras no contexto escolar ainda precisa ser pesquisado em diferentes setores da escola, refletido, debatido e divulgado para que a importância de seu trabalho, enquanto colaborador da inclusão do aluno, seja reconhecida e valorizada e é necessário repensar as práticas de Educação Física para atendimento aos alunos com deficiência auditiva e surdez, com o intuito de reconstruí las dentro da proposta de trabalho e ensino colaborativo.pt_BR
dc.subjectInclusão. Deficiência Auditiva. Surdez. Intérprete de Libras. Educação Físicapt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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