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AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

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Dissertação de Mestrado (2.671Mb)
Data
2020-05-26
Autor
NEVES, OZÉAS
Metadata
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Resumo
A formação continuada surge como uma resposta acerca da necessidade de atualização profissional do professor, sobretudo, em um mundo cada vez mais dinâmico e dependente da tecnologia, sendo que esse processo de atualização deve ocorrer durante o horário de trabalho e de forma remunerada, conforme estabelecido na Lei de nº 9.394/1996. A partir da perspectiva de que a formação continuada é um direito do professor garantido por lei, esse artigo tem como objetivo propor tanto melhorias nos processos da formação continuada quanto desenvolver novas práticas pedagógicas para o ensino da matemática aos alunos do ensino fundamental anos finais na rede municipal de Vila Velha/ES, tomando como referência os dados coletados nas avaliações diagnósticas aplicadas em 2017, 2018 e 2019. Neste estudo de caso foi usada uma metodologia que possibilitou tratar deste tema e da análise dos dados de forma qualitativa e quantitativa. Compuseram a amostra três gráficos gerais gerados pela avaliação diagnóstica de cada ano, pelos quais a análise dos resultados permitiu a Identificação acerca da necessidade de manter os mesmos descritores nas avaliações diagnósticas de 2017, 2018 e 2019, comparando os avanços paulatinamente. Também foram aplicados 2 questionários, sendo 1 direcionado para o professor-formador no qual obtivemos 1 resposta, e o outro que foi direcionado para os professores-formandos em que obtivemos 5 respostas. Desse modo, ambos serviram como instrumentos da pesquisa na Identificação da apropriação/transposição metodológica aprendida na formação continuada para aplicação na sala de aula e também nos deu um direcionamento, que permitiu a criação de um mural colaborativo virtual e propor que seja utilizado pelos professores de matemática da rede pública municipal de educação para a socialização das boas práticas que contribuíram para a superação dos descritores defasados.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/662
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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