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dc.contributor.authorSPINOLA, MAURICIO
dc.date.accessioned2021-08-19T19:30:52Z
dc.date.available2021-08-19T19:30:52Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/659
dc.description.abstractEsta dissertação corresponde a uma pesquisa relacionada ao processo de sistematização do esporte como conteúdo de ensino da Educação Física, vincula-se ao Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré. Dessa forma, a presente dissertação tem como finalidade compreender como os professores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES atuam nos processos de seleção e sistematização dos esportes, ao longo dos anos da escolarização. O estudo teve como objetivos específicos: a) entender os critérios utilizados pelos docentes para selecionar os conteúdos de ensino; b) investigar os processos com os quais os professores organizam os esportes nos diferentes anos da Educação Básica; c) discutir sobre os procedimentos metodológicos assumidos por eles; e d) elaborar, como produto, uma sistematização para o ensino do futebol, considerando princípios didáticos verticais e horizontais, sob uma perspectiva da integração curricular. Esta pesquisa se caracteriza por ser de natureza quali-quantitativa, pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa, utilizamos como instrumento um questionário de desdobramento do estudo de Matos (2013) que analisou o processo de seleção e sistematização dos conteúdos de ensino da Educação Física no Estado do Espirito Santo. O questionário original foi composto por 43 perguntas, 31 fechadas e 12 semiabertas. Para a análise dos dados desta Dissertação, utilizamos três questões fechadas e quatro semiabertas. Elaboramos ainda uma questão relacionada com os procedimentos metodológicos trabalhados pelos professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede Municipal e Estadual de ensino de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Analisando os gráficos é notório que os professores ensinam com maior frequência o handebol, basquetebol, futsal e o voleibol. Assim, inferimos sobre a relevância de uma disposição pedagógica que não apenas diversifique, mas, traga complexidade aos conteúdos por meio da experimentação corporal e que, a partir dela, a compreensão dos alunos sobre diferentes elementos que compõem um conteúdo seja ampliada.pt_BR
dc.subjectEducação Física. Sistematização de conteúdos de ensino. Licenciados em Educação Físicapt_BR
dc.titleSISTEMATIZAÇÃO DO ESPORTE COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ESPÍRITO SANTOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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