PROGRAMAS GERENCIAIS PARA FIDELIZAÇÃO EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA: O ESTUDO DO MUNICÍPIO DE LINHARES/ESPÍRITO SANTO
Abstract
Essa dissertação tem como objetivo geral compreender de que forma as academias
de ginástica no município de Linhares/Espírito Santo fidelizam seus clientes. Os
objetivos específicos se delimitaram a investigar os caminhos referentes aos
processos de seleção, organização e análises da pesquisa juntos às três academias
de ginástica no município de Linhares/ES; Analisar o entendimento dos alunos sobre
a necessidade de gestão mais eficaz em três academias de ginástica; Produzir um
instrumento que vise a fidelização de clientes em academias de ginástica em
Linhares/ES. Para a metodologia, foi utilizada a do tipo exploratória, cuja finalidade
consiste em desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a
formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos
posteriores. Para compreender o estilo de gestão adotado nas academias
investigadas, foi realizada a pesquisa de campo, ou seja, uma investigação empírica
realizada no local onde ocorre o fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá lo (GIL 2010). Os objetivos alcançados indicam a necessidade da realização de mais
pesquisas centradas no cliente no que diz respeito à gestão, considerando que o tema
é pouco explorado no universo acadêmico e, ainda, a qualidade dos serviços
prestados associada à capacidade profissional tem relação intrínseca com a
fidelização de clientes. Concluiu-se que um programa de gestão para fidelizar clientes
em academias de ginástica constitui uma estratégia e um diferencial de
competitividade no mercado oferecendo produto e serviços de qualidade.