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MUSICALIZAÇÃO E INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Dissertação de Mestrado (1.701Mb)
Data
2020-02-27
Autor
BITTENCOURT, JUSCILENE
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa se propõe explorar a musicalização e infância: contribuições da música no processo de adaptação das crianças na Educação Infantil, com a compreensão de que a presença da música tem efeitos importantes nesta fase da educação. Assim, o objetivo geral do presente estudo é: Apresentar as contribuições da musicalização no processo de adaptação das crianças em classe de CEIM “Sementinha” em São Mateus/ES e o acolhimento e adaptação na Educação Infantil. Seus os objetivos específicos: Identificar os fatores que influenciam o processo de adaptação da criança ao meio escolar através da música na primeira infância; e sugerir, por meio de práticas pedagógicas, a contribuição da musicalização e sua ludicidade no processo de adaptação das crianças na creche Nível II. A partir do problema e dos objetivos, definiram-se os aspectos metodológicos utilizados para subsidiar a pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação no CEIM “Sementinha”, em São Mateus-ES, esta última através de observação, aplicação de Oficina e entrevistas com professoras, pais de alunos, pedagoga e diretora da instituição participante. Como embasamento teórico, alguns autores contribuíram de forma significativa, como: Alencar (2001); Bennett (1986); Brasil (1986, 1988); Brito (2013); Coll e Teberosky (2000); Loureiro (2010); Souza (2002); Zagonel (2012) e outros. Sendo uma investigação descritiva e qualitativa, com base, inicialmente, no acompanhamento e observação de dados teóricos, consistiu, ainda, de pesquisa de campo, a fim de obter-se informações acerca do problema para o qual se procura uma resposta. Entende-se, de modo conclusivo, que a música tem um espaço enorme de exploração dentro do trabalho com a Educação Infantil e deve ser explorada em todas as possibilidades.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/646
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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