MUSICALIZAÇÃO E INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
A presente pesquisa se propõe explorar a musicalização e infância: contribuições da
música no processo de adaptação das crianças na Educação Infantil, com a
compreensão de que a presença da música tem efeitos importantes nesta fase da
educação. Assim, o objetivo geral do presente estudo é: Apresentar as contribuições
da musicalização no processo de adaptação das crianças em classe de CEIM
“Sementinha” em São Mateus/ES e o acolhimento e adaptação na Educação Infantil.
Seus os objetivos específicos: Identificar os fatores que influenciam o processo de
adaptação da criança ao meio escolar através da música na primeira infância; e
sugerir, por meio de práticas pedagógicas, a contribuição da musicalização e sua
ludicidade no processo de adaptação das crianças na creche Nível II. A partir do
problema e dos objetivos, definiram-se os aspectos metodológicos utilizados para
subsidiar a pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação no CEIM “Sementinha”,
em São Mateus-ES, esta última através de observação, aplicação de Oficina e
entrevistas com professoras, pais de alunos, pedagoga e diretora da instituição
participante. Como embasamento teórico, alguns autores contribuíram de forma
significativa, como: Alencar (2001); Bennett (1986); Brasil (1986, 1988); Brito (2013);
Coll e Teberosky (2000); Loureiro (2010); Souza (2002); Zagonel (2012) e outros.
Sendo uma investigação descritiva e qualitativa, com base, inicialmente, no
acompanhamento e observação de dados teóricos, consistiu, ainda, de pesquisa de
campo, a fim de obter-se informações acerca do problema para o qual se procura uma
resposta. Entende-se, de modo conclusivo, que a música tem um espaço enorme de
exploração dentro do trabalho com a Educação Infantil e deve ser explorada em todas
as possibilidades.